
Agenda de eventos em Guimarães para o último fim de semana de outubro
Uma exposição de carros antigos, outra de pintura, um novo ciclo expositivo, teatro, música e automobilismo são algumas das propostas vimaranenses para o fim de semana em que muda a hora...
A inauguração de quatro exposições preenchem o dia de sábado no roteiro de eventos a ver em Guimarães neste fim de semana, o último do 10º mês do ano. Já lá vamos. A sexta-feira não é só o dia em que se apresenta o programa da edição 2014 do Festival de Jazz mais antigo do país. De tarde, há teatro e à noite também.
A Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade recebe a estreia da peça infantil “O que é uma coisa é?” (15h), espetáculo que será novamente apresentado em duas sessões no sábado (11h e 16h). Esta sexta à noite (22h), sobe ao palco do Grande Auditório do CCVF a peça “Cyrano de Bergerac”, uma história de um homem romântico que, devido ao nariz que ultrapassa largamente a dimensão meramente física, impede-o de lutar pela mulher que ama.
Uma hora mais cedo (21h), na Igreja São Francisco, os Jovens Cantores de Guimarães dão início à sua temporada musical com um concerto com os Warwickshire County Choristers, no âmbito da digressão a Portugal deste prestigiado coro inglês. Na “Oliveira”, a música continua às 23 horas na Casa Amarela com uma “Yellow Jam Session” e à meia-noite com “Blac Koyote”, no Café Concerto do CCVF.
Agora, sim, é sábado - dia de exposições! Mas não só. No Multiusos, abre a Expo-Clássicos (10h-23h). Palácio Vila Flor (18h) e Centro Internacional de Artes José de Guimarães (22h), na Plataforma das Artes, inauguram o quarto ciclo expositivo do ano. Pelo meio (18h30), a pintora Graça Morais regressa a Guimarães – onde realizou a primeira exposição individual – para comemorar 40 anos de carreira com uma mostra de obras na Sociedade Martins Sarmento, entre 25 de outubro e 31 de janeiro.
CÉU AZUL, PARAQUEDISTAS, BORBOLETAS, AGRICULTURA BIOLÓGICA...
Em fim de semana de (previsível) sol, a Associação de Paraquedistas de Guimarães completa o seu 17º aniversário. Às 12h30, há “saltos” para ver em Candoso Santiago! Após o almoço, durante a tarde, o Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas encerra o programa de comemorações dos seus 90 anos, no CCVF, com o seminário “Visões Fáceis” (14h).
Em Creixomil, fala-se de “Agricultura Biológica” no Laboratório da Paisagem (15h) e, uma hora depois, em Couros, no Cybercentro, decorre um evento de “Motivação Pessoal”. Na FNAC, a vimaranense Margarida Pizarro lança o 2º volume do livro “Em Busca das Borboletas” (17h). A tarde de conversa(s) tem continuidade no quartel dos Bombeiros de Guimarães, com a realização de um seminário sobre gestão pessoal e familiar (20h30).
Vozes (já) afinadas? Antes da música e do humor para o serão deste sábado, fala-se do lixo que produzimos na iniciativa Ecorâmicas. O programa abre às 10 horas e é extenso, com uma EcoFeira, workshops e 9 sessões de cinema, a maioria filmes que nunca estrearam em Portugal, ao longo de sábado e domingo, sempre no Auditório da Fraterna. E com concertos e performances pelo meio.
No CAAA, perto do novo Mercado Municipal, há música com “New Op-Era – Miso de Ensemble” (18h30). Música que se ouve, também, à noite, no Auditório da UMinho, no festival “Guimarães a Cantar” (21h30). Ora, trinta minutos volvidos, principia no São Mamede CAE o espetáculo “Tá Bonito Comedy Tour”. Mais música? Às 23 horas, na Casa Amarela, com o concerto “Rock Bock”.
No domingo, 26 de outubro, já com os ponteiros dos relógios atrasados uma hora, o público tem todo o tempo para conhecer as exposições inauguradas no dia anterior no Palácio Vila Flor e no CIAJG. Sim, a entrada é livre, neste dia. No Multiusos, até às 20 horas, ainda poderá ver as “máquinas” de outros tempos, enquanto na Penha, a partir das 09 horas, ecoam os motores da “Rampa”, sendo tempo de preparar o pódio para onde irá subir o vencedor do Campeonato Nacional de Montanha. Um “clássico” do automobilismo que, esta época, volta a Guimarães pela terceira vez...