


Alunos da EB 2,3 Virgínia Moura escrevem notícia sobre visita da Vereadora da Educação no âmbito do projeto Teach for Portugal
Este exercício resultou de um trabalho colaborativo entre os alunos, a mentora do projeto e a professora de Português.
No âmbito do projeto Teach for Portugal, que tem vindo a ser implementado na Escola Básica 2,3 Virgínia Moura, os alunos do 6.º C deram voz à sua própria experiência através da escrita de uma notícia sobre a visita da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, que teve lugar no dia 2 de abril.
Este exercício resultou de um trabalho colaborativo entre os alunos, a mentora do projeto e a professora de Português, evidenciando o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento de competências de escrita, cidadania e pensamento crítico dos alunos. A notícia que se segue é inteiramente da autoria dos estudantes, que assumiram o desafio de registar, em palavras, os momentos mais significativos da visita e a importância do Teach for Portugal no seu percurso escolar.
Teach For Portugal na Escola Básica Virgínia Moura: O trabalho dentro e fora da sala de aula
Na quarta-feira, dia 2 de abril, a Escola Básica Virgínia Moura recebeu a visita da vereadora da Educação, Dr.ª Adelina Paula Pinto, no sentido de observar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido através da Teach For Portugal (TFP). Para isso, começou por assistir a uma aula de Português, com a docente Juliana Coelho e a Mentora TFP, Juliana Costa, na turma do 6.ºC.
A Teach For Portugal tem como objetivo não deixar nenhuma criança para trás durante o seu percurso escolar, desenvolvendo o seu máximo potencial, desde resultados académicos até às competências chave para um caminho de maiores oportunidades. Pertence à rede internacional Teach For All, que atua há mais de 30 anos, em mais de 60 países.
A professora e a mentora têm construído em conjunto com os alunos uma cultura de sala de aula onde todos são importantes, merecem participar, ser incluídos e valorizados. Assim, cumpriu-se a habitual rotina de cumprimentos à entrada da sala de aula, bem como o desempenho de funções para aumentar o sentido de pertença e coesão na turma, como o guardião do bem-estar (Inês Castro), gestor das tarefas (Inês Coelho) e o gestor da participação (Ivo Pacheco).
Todos estavam muito entusiasmados com a visita da Dra. Adelina Pinto e, com o objetivo de aumentar o foco para a aula, o guardião do bem-estar realizou uma respiração diafragmática durante um minuto, antes da apresentação tão esperada da vereadora. As atividades desenvolvidas dentro da sala de aula são em prol do desenvolvimento académico dos alunos e de competências como a regulação emocional, capacidade de resolução de problemas e conflitos, colaboração, comunicação, pensamento crítico e agência. Para trabalhar o sentido de responsabilidade, o cuidado com o material e o acesso ao mesmo, foi criado “um copo do material”, onde os alunos podem “requisitar” canetas, lápis ou borrachas durante a aula, que devem devolver no final da mesma, para que outros colegas possam utilizar, se necessitarem.
Na visita, também foi possível mostrar à Dra. Adelina Pinto um trabalho desenvolvido em colaboração com a biblioteca escolar sobre a Luta Contra a Discriminação Racial. Os participantes foram a mentora Juliana Costa, a professora Clara, a D. Margarida, as quatro monitoras da biblioteca e alunas do 6.ºC: Inês Coelho, Inês Castro, Joana Ribeiro e Lara Araújo.
Notícia redigida pela turma 6.º C