
Câmara de Guimarães promove workshop “Agricultura Biológica” no Laboratório da Paisagem
Sessão de boas práticas agrícolas realiza-se ao início da tarde deste sábado, em Creixomil. Participação é gratuita, mas implica uma prévia inscrição.
A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com o Laboratório da Paisagem, organiza este sábado, 25 de outubro, o workshop “Agricultura Biológica”, numa ação de sensibilização sobre boas práticas agrícolas, destinada a utentes da Horta Pedagógica de Guimarães e à população em geral. O workshop decorre a partir das 15 horas no auditório do Laboratório da Paisagem, edifício situado na zona da Pisca, em Creixomil, Guimarães.
O programa do evento incluirá uma apresentação sobre a Horta Pedagógica, a cargo da técnica Sónia Monteiro, seguindo-se uma palestra acerca consociações, rotações e afolhamentos de plantas agrícolas, promovida por Marisa Moreira, técnica da Horta do Parque da Devesa.
A iniciativa contempla ainda uma sessão de esclarecimento sobre controlo de pragas e doenças em agricultura biológica, cuja apresentação pertencerá a José Raul Ribeiro, perito e consultor nesta técnica de produção. O workshop no Laboratório da Paisagem termina com a realização de um debate.
A Agricultura Biológica é um sistema de produção que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, fomentando a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em vez do recurso a fatores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais.
As inscrições para a participação neste workshop são gratuitas, mediante inscrição através de um contacto telefónico (253 421 218) ou por correspondência eletrónica (geral@labpaisagem.pt).
LOTAÇÃO ESGOTADA NA SESSÃO SOBRE PRODUÇÃO DE COGUMELOS
O Laboratório da Paisagem organizou esta quarta-feira, 22 de outubro, uma sessão de esclarecimento sobre produção de cogumelos, no âmbito de uma parceria estabelecida com a empresa FungiFresh, fundada em 2010 e que se dedica ao setor da micologia. A iniciativa, que teve lotação esgotada, visou prestar esclarecimentos sobre o cultivo de espécies como Pleurotus ostreatus (Repolgas) em ambiente controlado e Lentinus edodes (Shiitake), sob o método tradicional em toros de carvalho.
O acesso rápido ao conhecimento técnico inerente à produção dos cogumelos constitui uma fonte de vantagem competitiva, tendo-se assistido a um aumento do interesse pela área da micologia, designadamente, ao nível de produção de cogumelos, quer em troncos, quer em substratos. A sessão de esclarecimento, a cargo de Pedro Capela, fundador da empresa FungiFresh, pretendeu estabelecer um reforço da alfabetização científico-tecnológica e uma melhoria da perceção da aplicabilidade dos fenómenos e processos científicos no quotidiano socioeconomicocultural.
Cogumelos são frutificações de alguns grupos de fungos que são formados em condições ambientais e de substrato favoráveis, conhecendo-se aproximadamente 700 espécies de cogumelos comestíveis sendo que destas algumas possuem uso medicinal. Os cogumelos comestíveis são alimentos de alta qualidade, por serem ricos em proteínas e hidratos de carbono facilmente digeríveis. Atualmente, a produção de cogumelos constitui uma interessante cultura ao nível da agricultura familiar.