Câmara de Guimarães realoja mais nove famílias em habitações sociais do concelho
Até ao final do ano, a CASFIG irá entregar mais dois realojamentos convencionais e duas residências partilhadas. Em fevereiro último, já tinham sido cedidas sete habitações. Vinte famílias são realojadas pela Autarquia em 2014.
O Município de Guimarães, através da empresa municipal CASFIG, procedeu à entrega de mais nove chaves de habitações sociais a famílias vimaranenses do concelho, numa cerimónia que decorreu esta quinta-feira, 07 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.
Num total de 23 pessoas, sete agregados familiares, quatro num apartamento de tipologia T3 e três numa residência T2, foram realojados em habitações convencionais, enquanto duas famílias unipessoais, uma feminina e outra masculina, vão viver em modalidade de Residência Partilhada.
As habitações, que foram alvo de obras de requalificação, estão situadas em empreendimentos situados nas freguesias de Urgezes, Creixomil, Fermentões (Coradeiras e Mataduços) e Caldas das Taipas, conjunto habitacional cuja gestão social, patrimonial e financeira está a cargo da CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães. Todas as famílias realojadas em modalidade convencional são monoparentais do sexo feminino, cujo rendimento médio mensal é de 300 euros.
A Câmara Municipal de Guimarães garantirá, até ao final do ano, a criação de mais duas residências partilhadas e dois realojamentos convencionais, no âmbito de uma política social de habitação promovida pelo Município e concretizada pela CASFIG, com o objetivo de melhorar as condições e a qualidade de vida da comunidade. «Que sejam muito felizes nesta nova fase das vossas vidas!», desejou Domingos Bragança, Presidente da Autarquia.
«Cuidem bem do novo lar, com uma atitude de respeito, tolerância e boa vizinhança para todos construirmos uma sociedade melhor. A Câmara de Guimarães é amiga das pessoas! Muitas vezes, pedem-nos para a CASFIG passar a gerir as habitações sociais da Urbanização da Nossa Senhora da Conceição e de Gondar. Este é um exemplo que demonstra o apreço das pessoas pelo trabalho desenvolvido pela CASFIG e pela sua estrutura técnica», acrescentou o responsável pelo Município.
EMOÇÃO NA ENTREGA DAS CHAVES
Atualmente sem atividade profissional, Paulo Abreu, um dos inquilinos que ocupará um T3, recebeu uma prenda de aniversário antecipada. «Faço 40 anos em setembro e hoje é um dia muito importante para mim, pois vou poder juntar na minha casa a minha mãe e o meu irmão, deixando as condições em que me encontrava», enalteceu, visivelmente emocionado.
Igual sentimento de satisfação manifestou Carla Pereira, de 37 anos, que ficará a viver num T3 localizado no Empreendimento de Coradeiras, em Fermentões. «Foi a melhor coisa que me podia ter acontecido», referiu, enquanto Ana Paula Baptista, que terá nova residência em Creixomil, declarou estar «orgulhosa por iniciar uma nova fase» na sua vida.
A cerimónia de entrega de chaves a famílias vimaranenses contou com a presença da vereadora Paula Oliveira, com competências delegadas na Ação Social, assim como dos membros do Conselho de Administração da CASFIG, empresa municipal com responsabilidades na área habitacional.
A atribuição de chaves de habitações sociais enquadra-se numa medida tomada ao abrigo do Programa de Realojamento em Habitação Municipal, que estipula que as famílias que residam em situações precárias possam ser alvo de realojamento. A renda a pagar pelos novos inquilinos foi calculada de acordo com os rendimentos de cada agregado familiar.
ÁUDIO