Câmara de Guimarães vai atribuir bolsas de investigação a alunos na área da educação ambiental
Ideia foi apresentada durante a realização de um encontro regional de “eTwinning”, na Escola Secundária das Taipas. Projetos de investigação nas várias áreas do ambiente serão distinguidos.
O Município de Guimarães vai distinguir anualmente projetos educativos na área do ambiente, com a atribuição de bolsas de investigação a alunos que residam no concelho e no resto do território nacional, sendo igualmente alargado a estudantes que habitam na Comunidade Europeia. A ideia, apresentada por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi anunciada na Escola Secundária de Caldas das Taipas, durante a realização de um encontro regional de “eTwinning”, projeto que promove a colaboração e parcerias entre escolas da Europa, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação.
A atribuição de bolsas de incentivo tem como objetivo desenvolver nos jovens atitudes de cidadania, designadamente na componente ambiental e ecológica, levando a comunidade estudantil a apresentar projetos de investigação nas várias áreas do ambiente. O projeto destina-se a todos os jovens do ensino secundário a nível nacional, mas também internacional, utilizando-se para o efeito as plataformas digitais colaborativas, quer do “eTwinning”, quer de outros programas como o “Erasmus +”.
«Queremos envolver todos em torno da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, que será apresentada em 2017. A participação da comunidade educativa é muito importante, porque os ensinamentos, os comportamentos e as atitudes ambientais que são transmitidas hoje terão resultados num futuro a médio prazo. Serão distinguidos os melhores projetos que estejam em harmonia com a natureza e que promovam o equilíbrio ecológico. Estamos a trabalhar para deixar um Mundo melhor do que aquele que herdamos», disse Domingos Bragança.
Em cada ano letivo, será definido o número de bolsas de investigação a atribuir no âmbito da criação de um regulamento. Este projeto da Câmara Municipal de Guimarães pretende ainda desenvolver as “Soft Skills” – atitudes e comportamentos que facilitam a relação com os outros e melhoram o desempenho profissional, tendo como base a construção de projetos, a responsabilidade individual e social, o trabalho colaborativo, a expressividade e a criatividade.
TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ESCOLAS EUROPEIAS
A Escola Secundária das Taipas recebeu, durante dois dias, mais de uma centena de professores num encontro regional de “eTwinning”, uma ação do programa Erasmus Plus da União Europeia que tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
A ação “eTwinning” foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Com este projeto, pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural, num trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas, podendo envolver um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de docentes ou de áreas departamentais, dois bibliotecários ou dois coordenadores.
A ação é dirigida a todas as escolas europeias de todos os ciclos e níveis de ensino, às quais é lançado o desafio de elaborar projetos que envolvam alunos e professores e também órgãos executivos/direções. A finalidade é promover a participação de um número alargado e crescente de turmas em atividades conjuntas com outras escolas, no âmbito de todas as áreas curriculares.