
Campeonatos da Europa de Trampolins já começaram em Guimarães
A cerimónia de abertura decorreu esta terça-feira à noite no Pavilhão Multiusos, onde mais de 600 atletas participam neste evento desportivo internacional. Finais disputam-se no sábado.
Guimarães acolhe entre esta terça-feira, 07 de abril, e o próximo sábado, dia 12, o 24º Campeonato da Europa de Trampolim/Duplo Mini Trampolim e Tumbling, provas que decorrerão na nave central do Pavilhão Multiusos de Guimarães.
A cerimónia de abertura, que decorreu esta terça-feira à noite, contou com a presença do Presidente da União Europeia Ginástica (UEG), Georges Guelzec, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, e do Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, João Paulo Rocha.
“Guimarães tem muito orgulho do trabalho feito na formação e na prática de diferentes desportos. Esta competição internacional de alto nível constitui um importante contributo para difundir os nossos valores, mas também é o reconhecimento da qualidade das nossas instalações desportivas”, afirmou Amadeu Portilha, na cerimónia de abertura.
Já o presidente da Federação Nacional de Ginástica disse que Portugal tem condições para alcançar a melhor prestação de sempre nos Europeus de Trampolins. "Os últimos Campeonatos da Europa foram os melhores de sempre, com nove medalhas, e quero acreditar que vamos fazer melhor, apesar de haver sempre imprevisibilidade dos resultados no desporto", afirmou João Paulo Rocha.
As competições começam a ser disputadas esta quarta-feira, com as qualificações de trampolim sincronizado, em juniores e seniores, e, na quinta-feira, terão lugar as primeiras finais, nas provas por equipas de trampolim, duplo mini-trampolim e tumbling. Por outro lado, as finais individuais nas provas de trampolim individual, trampolim sincronizado, duplo mini-trampolim e tumbling estão todas agendadas para sábado, último dia dos europeus, sendo transmitidas em direto, em canal aberto, através da RTP2.
Nestes Europeus de Trampolins, estão presentes 641 atletas, em representação de 27 países, sendo que a seleção portuguesa é composta por 36 ginastas (18 seniores e 18 juniores), entre os quais se destacam o olímpico Diogo Ganchinho, bem como Ana Robalo, que alcançou duas medalhas de prata nos europeus de 2012, em São Petersburgo, na Rússia.
“A ESCOLHA DE GUIMARÃES FOI NATURAL”
João Paulo Rocha explicou que a escolha de Guimarães deveu-se à qualidade do Pavilhão Multiusos para acolher competições de ginástica e às "provas dadas" pela Câmara Municipal de Guimarães na organização de eventos. "Realizou-se aqui a Festa Nacional de Ginástica no ano passado, que contou com a participação de mais de 1.500 atletas", recordou, revelando que a opção foi tomada com "naturalidade".
A este respeito, a Federação de Ginástica de Portugal, aquando da Gala do seu 63º aniversário, distinguiu a Câmara Municipal de Guimarães com o prémio “Reconhecimento 2013”, pelo facto de Guimarães se ter tornado o berço da Festa Nacional da Ginástica, abraçando aquela iniciativa que reuniu atletas de 120 clubes de Ginástica de todo o país.
O responsável federativo crê que o "fator casa" pode ser fonte de "motivação extra" para os atletas, até porque ela tem existido desde que a prova está a ser preparada. "A nossa motivação para esta prova surgiu logo em São Petersburgo, quando disse à nossa comitiva que havia forte possibilidade de disputar o Europeu em casa", recordou.
O Europeu de Trampolins reúne participantes provenientes da Alemanha, Áustria, Azerbeijão, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Israel, Letónia, Portugal, Polónia, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia, num total de 27 países distintos, representados por 304 atletas seniores e 337 juniores. O Europeu será dirigido por 29 juízes.