Centro de Convívio de Infantas abre ao público no próximo dia 05 de outubro
Escola primária de Infantas transformada em Centro de Convívio. Projeto social promovido pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia foi inaugurado este domingo.
A abertura ao público do Centro de Convívio de Infantas, equipamento social instalado no readaptado edifício da antiga escola primária, está marcada para o dia 05 de outubro. O anúncio foi feito este domingo, 27 de setembro, durante a cerimónia de inauguração presidida por Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, que enalteceu o novo projeto dinamizado pela Junta de Freguesia, num espaço adaptado para ter uma capacidade de 20 utentes.
«É bom estar em casa, mas também faz-nos falta estar em comunidade e conviver com os nossos amigos, partilhando os valores da amizade, generosidade e fraternidade. Quanto mais damos, mais ricos ficamos interiormente! Envelhecer é viver com dignidade e respeito, com uma mente saudável, alegre e jovem, independentemente da idade», realçou o Presidente do Município, que destacou o surgimento de um «polo cultural de apoio à saúde e ao desporto».
Inicialmente, o Centro de Convívio de Infantas irá funcionar de segunda a quinta-feira, das 14 às 17 horas, período durante o qual serão realizadas aulas de ginástica, música, atividades de animação sociocultural e estimulação cognitiva. As sessões serão lecionadas por professores da área e as atividades efetuadas por uma técnica licenciada em gerontologia, em regime de voluntariado.
Um centro para «jovens mais maduros»
O novo espaço social de Infantas, que disponibiliza também uma sala de enfermagem e diferentes gabinetes técnicos, destina-se a pessoas com mais de 60 anos, embora sejam aceites utentes com idade inferior, a fim de combater situações de isolamento por desemprego, bem como prevenir episódios de depressão ou retardar doenças degenerativas como Alzheimer ou Parkinson.
«Torna-se cada vez mais necessário criar estratégias e respostas em prol do envelhecimento ativo, no sentido de proporcionar mais qualidade aos anos vividos aos nossos jovens mais maduros. Sabe-se que, ao longo do desenvolvimento humano, existem perdas e ganhos, mas é nosso objetivo, com este espaço, manter estas conquistas pelo maior tempo possível, promovendo a integração do idoso na sociedade», afirmou Patrícia Lemos, Presidente de Junta de Freguesia de Infantas.
A ideia do Centro de Convívio surgiu devido ao facto da população sénior necessitar de um local de encontro e de lazer. Há dois anos, a Junta de Freguesia de Infantas deu início ao projeto de ginástica sénior e, no final do primeiro ano de atividade, 26 alunos, com idades compreendidas entre os 56 e os 82 anos, estavam já a frequentar o programa de âmbito social.
Notícias relacionadas
-
Brigada Verde de Infantas iniciou a sua atividade com uma caminhada
Brigada Verde de Infantas iniciou a sua ...
02 Mai 2023 -
Escola primária de Infantas transformada em Centro de Convívio
Escola primária de Infantas transformada em ...
24 Set 2015