
Cidadã programa um mês de cultura através do Orçamento Participativo de Guimarães
Sande São Martinho recebe, neste mês de julho, mais de duas dezenas de eventos. Proposta do Orçamento Participativo de Guimarães pertence a uma cidadã residente na freguesia.
A programação de um alargado conjunto de iniciativas culturais elaboradas por uma munícipe de Guimarães, através de uma proposta apresentada no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo, promovida pela Câmara Municipal, vai animar, durante este mês de julho, a freguesia de Sande São Martinho.
Até ao dia 26, a autora da proposta, Cristina Paula Silva, em articulação com os serviços de cultura do Município, programou mais de duas dezenas de eventos, cuja realização foi distribuída por sextas-feiras, sábados e domingos, dias da semana em que decorrerão espetáculos de música, teatro, dança, aulas de patinagem, além de uma feira de produtos locais, entre outras iniciativas de índole social.
Neste primeiro fim de semana de julho, o “Mês Cultural Sande São Martinho” estreou com um teatro de sombras destinado a crianças e concertos de música com os “The Wild Booze” e “Imploding Stars”. Ateliês de doçaria decorativa e de pintura, uma aula de dança livre e dois espetáculos de folclore são outras propostas em agenda até este domingo, 06 de julho.
Na sexta-feira, 11 de julho, pelas 18 horas, decorrerá uma aula livre de patinagem no Ringue da Escola EB1, seguindo-se a performance teatral “A Lenda dos 4 Irmãos”, pelas 19:30 horas, no Largo do Cruzeiro. No sábado e domingo, a programação cultural tem como objetivo a comemoração do 45º aniversário do Agrupamento 316 do Corpo Nacional de Escutas de Sande São Martinho, cujo acampamento decorrerá na Rua dos Lameiros.
FEIRA DA TERRA, CINEMA, DANÇA CÉLTICA...
Na semana seguinte, no dia 18 de julho, pelas 20 horas, há “Danças de Salão”, enquanto uma hora e meia depois terá início, no Largo do Cruzeiro, mais um teatro de sombras com crianças. A manhã de sábado, dia 19, será preenchida por uma exposição e concurso de fotografia, estando reservada para a tarde, pelas 14 horas, a abertura da segunda edição da Feira da Terra, cuja animação noturna estará a cargo do grupo de fado “Trovas do Minho” e, no domingo, do grupo “Top 5”, ambos às 21:30 horas, igualmente no Largo do Cruzeiro.
O último fim de semana cultural no mês de julho, em Sande São Martinho, principia na sexta-feira, dia 25, pelas 18 horas, com uma nova sessão de “Dança Céltica”. À noite, com início às 21:30 horas, decorrerá uma noite de cinema, no Ringue da Escola EB1, com a exibição do filme “Gaiola Dourada”, de Ruben Alves.
No sábado, 26 de julho, entre as 10 e as 18 horas, estarão expostos, no Largo do Cruzeiro, os trabalhos efetuados no âmbito dos ateliês de doçaria decorativa e de pintura. De tarde, pelas 15 horas, decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios do concurso de fotografia. Uma nova performance teatral (17h), um espetáculo de dança na escola de ensino básico (21h30) e um concerto (22h30) com os “Lambda Core” e “Orangotang”, no Bar N101, encerram o conjunto de eventos culturais em Sande São Martinho, realizados ao abrigo do Orçamento Participativo.