
“Citânia Viva” reconstitui ritual castrejo há 10 anos na Citânia de Briteiros
Mercado, treino de guerreiros, reunião do conselho de notáveis, cortejo ritual e um jantar castrejo fazem parte de um evento de teatro e música. Que este sábado completa uma década.
A 10ª edição da recriação histórica “Citânia Viva”, que se realiza este sábado, 18 de julho, com entrada gratuita, na Citânia de Briteiros, em Guimarães, irá reconstituir a época da Idade do Ferro, dando voz a personagens históricas protagonizadas por atores e figurantes vimaranenses, numa organização da Sociedade Martins Sarmento e da Casa do Povo de Briteiros.
A iniciativa, que conta com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Guimarães, principia às 11 horas no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros, com a realização da iniciativa “Museu Vivo: o Mundo Mágico Castrejo”, uma visita temática especialmente destinada ao público infantil, que se prolongará até às 13 horas.
A partir das 15:30 horas, na receção da Citânia de Briteiros, começa uma sessão de poesia, com o “Clube de Poetas de Selho”. Quarenta e cinco minutos depois, tem início um momento teatral, com a “Chegada dos Guerreiros”. Segue-se a “Parada Festiva”, com a participação do grupo “OsMusiké”, a subida da Rua Principal em celebração (16h30), a abertura dos portões no Alto da Cidade (16h45) e a chegada à Praça do Alto da Cidade (17h).
Já no topo da Citânia, a esta hora, é inaugurado o “Mercado Castrejo”, com exibições teatrais e recriações protagonizadas em permanência por associações e artesãos, enquanto atua a companhia de teatro “Tin.Bra” e se procede, ao mesmo tempo, à “Construção de Casa Castreja”, numa atividade lúdica que convida à participação coletiva. Às 18 horas, o grupo de percussão “Dez” estará na praça do Alto da Cidade e, meia hora depois, principia o “Cortejo Votivo” até à Casa do Conselho.
Neste espaço, pelas 19:15 horas, decorre nova peça teatral, com o anúncio da retaliação de Lúcio e a tomada de decisões diplomáticas. O jantar castrejo, no Alto da Citânia, com início às 19:45 horas, incluirá performances de fogo, teatro e dança, concluindo com o episódio da apresentação de “Guerreiros para Guerra”.
Além dos pontos de venda de produtos artesanais, o público poderá ver, pelas 22 horas, a “Discórdia dos Deuses”, espetáculo de teatro apresentado pela companhia “Tin.Bra”, na zona da Casa do Conselho, local onde todos os artistas participarão, pelas 23 horas, no ritual castrejo acompanhado de Gaita de Foles.