
Conferência com cientista Rui Reis esta quarta-feira à noite na Sociedade Martins Sarmento
Seis colóquios em 12 meses refletem sobre o 40º aniversário da Revolução de Abril. Ciência em Guimarães é um dos temas a ser abordado esta noite. Entrada livre.
O cientista Rui Reis, Vice-Reitor da Universidade do Minho e Diretor do Grupo de Investigação 3Bs, é o convidado esta quarta-feira, 12 de novembro, pelas 21:30 horas, da quarta edição do ciclo “Colóquios para a Cidade”, uma conferência com entrada livre que decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, na Rua Paio Galvão, no âmbito do tema “40 anos de Abril – Pontes para o Futuro”.
A realização de seis conferências, organizadas pela Assembleia de Guimarães e promovidas por um conjunto de cidadãos, com o apoio do Município e da Sociedade Martins Sarmento, tem como objetivo comemorar as quatro décadas da Revolução dos Cravos ao longo de um ano, colocando em prática um projeto informal que pretende promover a reflexão sobre temas estratégicos para a sociedade vimaranense.
Cidadão Honorário de Guimarães, com a atribuição da Medalha de Honra do Município, galardão que recebeu em junho deste ano, mês em que foi condecorado pelo Presidente da República com o título de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada, Rui Reis iniciou a sua atividade profissional em Guimarães, na Universidade do Minho, em 1992.
Há um ano, desde novembro de 2013, é Vice-Reitor para a Investigação da Universidade do Minho e Professor Catedrático do seu Departamento de Engenharia de Polímeros. Em 1998, com António Cunha, atual Reitor da Universidade do Minho, fundou o Grupo de Investigação 3B's - Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomiméticos, que dirige, génese do que viria a ser o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, único instituto deste tipo a ter sede em Portugal, com filiais em 22 locais de 13 países da Europa.
É também o Presidente do Laboratório Associado ICVS/3B´s, o único aprovado pelo Governo português totalmente baseado na Universidade do Minho. O grupo 3B´s é um dos mais importantes grupos da Europa no campo da engenharia de tecidos, medicina regenerativa, biomateriais, nanomedicina e investigação aplicada sobre células estaminais. Trabalham no grupo 3Bs, um dos mais ativos e internacionalizados do panorama científico português, cerca de 140 investigadores, 70 dos quais Doutorados, das mais diversas formações de base, de cerca de 20 nacionalidades.
CURRÍCULO DE EXCELÊNCIA
No Laboratório ICVS/3Bs, trabalham cerca de 400 investigadores de 25 nacionalidades. Em 2013, a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho avançaram com a ambiciosa proposta de criação conjunta no AvePark do Instituto Cidade de Guimarães de Materiais Biomédicos Avançados, que será liderado por Rui Reis. Investigador português com mais publicações científicas de sempre - mais de 770 artigos - e um dos mais citados a nível mundial, Rui Reis é hoje, à escala mundial, o mais reputado e prolífico investigador na área dos biomateriais de origem natural.
Têm sido atribuídos a Rui Reis diversos prémios científicos nacionais e internacionais, dos quais cumpre destacar a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, atribuída a 07 de abril deste ano, e o Prémio Clemson de Contribuições para a Literatura Científica da Sociedade Americana de Biomateriais, com o qual passou a ser o primeiro cientista a nível Mundial a receber os 3 grandes prémios internacionais nesta área - Jean Leray, George Winter e o já referido Clemson Award.
Internacionalmente, ocupa também diversos cargos de relevo, sendo presidente mundial da TERMIS, a maior sociedade internacional nas áreas da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa. Em 2013, Rui Reis recebeu uma Bolsa Avançada de 2,35 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC), sendo o principal responsável pela gestão de projetos de investigação no valor total de 35 milhões de euros.
CICLO DE COLÓQUIOS ATÉ ABRIL DE 2015
O programa de conferências “40 anos de Abril – Pontes para o Futuro” começou no dia 22 de abril deste ano, com Paulo Morais, da Universidade Lusófona do Porto. Seguiu-se, em junho, Boaventura Sousa Santos, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e no dia 23 de outubro, Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, na situação de jubilado.
Depois da participação de Rui Reis, as conferências voltam em janeiro de 2015, com a presença de D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, encerrando no mês de abril, com a realização de uma sessão pública protagonizada por António Barreto.
Carlos Vasconcelos, Eduardo Leite, Esser Jorge, Francisco Brito, Martins Soares e Wladimir de Brito são os cidadãos vimaranenses que pretendem promover «a reflexão, o estudo, a promoção do debate e a intervenção sobre questões consideradas estratégicas e estruturantes para o aprofundamento da democracia participativa e para o desenvolvimento económico, social e cultural da sociedade portuguesa e, dentro desta, particularmente da sociedade vimaranense».