
Conselho Consultivo do Presidente do Município de Guimarães reúne no PIEP esta segunda-feira, 23 de março
Reunião trimestral promovida pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães inclui visita às instalações do Instituto. Desenvolvimento de programas de incentivos à economia local que favoreçam uma maior ligação entre universidade, investidores e empreendedores é um dos objetivos.
A terceira reunião do Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego, uma das propostas definidas por Domingos Bragança durante o último ato eleitoral, decorrerá esta segunda-feira, 23 de março, pelas 17 horas, no Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), localizado no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, próximo das residências universitárias.
O evento inclui uma visita aos diversos laboratórios do Instituto, seguindo-se uma sessão de apresentação do PIEP, numa reunião que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho, João Oliveira Cortez e Rui Magalhães, Presidente do Conselho de Administração e Diretor do PIEP, respetivamente, e de William Chohfi, CEO da empresa AMTROL-ALFA.
O PIEP é uma entidade privada de I&DT, de matriz marcadamente tecnológica e científica, que desenvolve e apoia a criação de produtos inovadores, tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, bem como potencia a criação e a transferência de conhecimento resultante da atividade de parceria com a indústria no domínio da engenharia de polímeros e compósitos. Ocupando uma área total de 3000 m2 e um investimento superior a 7 milhões de euros, as instalações reúnem condições de excelência para o exercício da atividade de I&DT em parceria com a indústria nacional e estrangeira de variados sectores.
O Instituto foi criado a 18 de abril de 2001, por iniciativa do setor de plásticos e moldes, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, através do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP-UM) e do IAPMEI. A atividade do PIEP tem como objetivos fundamentais contribuir para o reforço da competitividade da indústria de plásticos e moldes, através do desenvolvimento de tecnologias próprias e conceção de produtos inovadores, potenciar uma cultura e uma prática efetiva de I&DT no sector, disponibilizando os recursos humanos, a infraestrutura física e a informação técnica necessários, entre outros objetivos.
O Conselho Consultivo para o Investimento e o Emprego em Guimarães é um órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e na identificação de áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia do concelho que visem a dinamização da atividade económica e a criação de emprego. O Conselho Consultivo é constituído por membros designados por inerência de cargo das instituições representadas, que têm natureza efetiva, e membros convidados, que têm natureza transitória e rotativa. O órgão é composto, no máximo, por 60 membros e tem uma Comissão Executiva constituída por 11 membros.