Cortejo do Pinheiro abre este sábado à noite Festas Nicolinas 2014
Novenas, Posses, Magusto, Roubalheiras, Pregão, Maçãzinhas, Danças São Nicolau e Baile Nicolino completam o calendário das Nicolinas. Que principiam com as Ceias e o Cortejo do Pinheiro, a partir das 23 horas, desde as “Cancelas da Veiga”. Sem chuva e com frio: 8 graus centígrados é a temperatura mínima esperada.
Milhares de nicolinos, com as suas caixas e bombos, saem à rua este sábado à noite, 29 de novembro, para participarem no Desfile do Pinheiro 2014, tradição vimaranense que inaugura anualmente as Festas Nicolinas, conhecidas como os festejos dos estudantes de Guimarães, cuja origem remonta à devoção religiosa dedicada a São Nicolau, oriundo da Ásia Menor que terá vivido nos séculos III e IV.
O culto terá chegado a Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII) e, também, através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela, que terão deixado como marca a sua devoção a São Nicolau.
Patrono dos estudantes, reza a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e, quando São Nicolau se aproximou delas, devolveu-lhes a vida. Talvez, por isso, a sua imagem seja muitas vezes representada com três crianças aos pés.
Inicialmente, as celebrações em honra de São Nicolau eram de cariz exclusivamente religioso. No entanto, com o passar do tempo, foram sendo incluídas manifestações de carácter profano, dado que representavam uma forma de quebrar com o quotidiano. Este culto, desenvolvido entre o povo, foi mais tarde apropriado pelos estudantes que constituíram uma capela em honra de São Nicolau, entre 1661 e 1663, na Igreja Nossa Senhora da Oliveira.
Inicialmente, as festas só eram celebradas a 06 de dezembro, dia que está reservado no calendário religioso a São Nicolau. Nesse dia de manhã, os estudantes participavam na missa com sermão e, de tarde, as celebrações assumiam um carácter profano com a realização de jogos populares.
Com o passar dos tempos, verificou-se que um dia para festejos a São Nicolau não era suficiente e incluiu-se também o dia 5, data em que era anunciado o programa do dia 6 através de um pregoeiro que percorria as ruas da cidade. Mais tarde, os festejos foram alargados a oito dias, entre 29 de novembro e 07 de dezembro.
O espírito das festas começa um mês antes com a realização dos ensaios e das tradicionais Moinas nas ruas de Guimarães. Como documenta o vídeo...