CPCJ de Guimarães promove conferência “A escola do futuro, quando o futuro é já hoje”
Dois painéis de manhã e outras duas sessões à tarde fazem parte de uma conferência realizada no âmbito do Dia Mundial da Criança. Tema “Escola” estará em debate durante todo o dia na Plataforma das Artes. A partir das 09:30 horas.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Guimarães (CPCJ) promove esta sexta-feira, 29 de maio de 2015, com início às 09:30 horas, na Blackbox da Plataforma das Artes e da Criatividade, um espaço de reflexão dirigido a técnicos, educadores e pais em geral, privilegiando o tema “A escola do futuro, quando o futuro é já hoje”, conferência inserida nas comemorações do Dia Mundial da Criança, em Guimarães.
A iniciativa, cuja sessão de abertura será presidida por Domingos Bragança, Presidente do Município, está dividida em quatro painéis compostos por investigadores na área da educação, coordenadores de projetos educativos e de docentes do ensino básico e secundário e do ensino superior, assim como de alunos do ensino secundário. As intervenções têm o objetivo de ajudar a refletir sobre a escola atual e as mudanças necessárias para continuar a preparar as crianças e jovens que serão futuros adultos.
Pelas 09:45 horas, o primeiro painel, denominado “A primeira infância como pilar de um desenvolvimento sustentado”, contará com a presença de Teresa Sarmento, docente da Universidade do Minho, Margarida Silva Rodrigues, diretora da Escola Raiz e Presidente da Associação High Scope Portugal, sendo moderado por Filomena Bordalo, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), principal organização representativa das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) em Portugal.
Uma hora depois, o segundo painel abordará a “Adolescência: o paralelismo entre o desafio escolar e a construção da identidade” e será composto por Joaquim Azevedo, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, Luísa Moreira, Coordenadora Nacional do Projeto Fénix, Carlos Jorge Sousa, Coordenador do Observatório das Comunidades Ciganas, e por Margarete Silva, Investigadora da UMinho e Diretora do Projeto Ser Humano, sendo moderado por Adelina Paula Pinto, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães.
Jovens dão testemunhos
De tarde, a partir das 14:30 horas, principia o terceiro painel sob o tema “Educação e Cidadania: a escola na 1ª pessoa” no qual se dará “voz” a jovens que estão a frequentar o nível secundário no concelho, em percursos diferenciados, numa conversa reflexiva, sobre o seu percurso escolar, angústias e preocupações e expetativas quanto ao futuro, numa tentativa de formular propostas de mudança e adaptação da escola às suas necessidades e expetativas da sociedade do seculo XXI. O painel será animado pelo representante do Ministério da Educação na CPCJ, Jorge Correia.
O quarto painel denomina-se “A dinâmica Escola-Família: o envolvimento ativo dos pais no projeto educativo” e tem início agendado para as 15:45 horas, com a participação de Jorge Sequeira, Diretor da empresa “Team Building”, de Ana Moreira, Coordenadora Geral do Projeto e de Isabel Moreira, Presidente do Conselho de Direção e representante dos Encarregados de Educação, ambas da Escola da Ponte, em Vila das Aves, e de Jorge Ascensão, Presidente do Conselho Executivo da Confederação Nacional das Associações de Pais, tendo como moderadora a advogada Ana Margarida Teixeira, em representação da Assembleia Municipal. Por último, Manuel Sarmento, docente da UMinho, fará as conclusões finais.