
Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho está em Guimarães há 25 anos
As comemorações do primeiro quarto de século decorreram no Polo de Azurém, juntando antigos e atuais estudantes e docentes do curso. Em Guimarães, está o aluno da Universidade do Minho que, até agora, conquistou mais prémios.
O Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho, situado no Polo de Azurém, em Guimarães, comemorou esta quarta-feira o 25º aniversário com a realização de um conjunto de palestras e de apresentações que recordaram a evolução das várias fases por que passou o Departamento que, neste primeiro quarto de século, formou 1.317 estudantes.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na sessão solene que evocou o simbólico aniversário numa cerimónia realizada no Auditório da Universidade do Minho, em Azurém. «A Escola de Engenharia é uma das referências deste Polo! Isto está interiorizado! Guimarães tem uma marca industrial e precisamos muito dos nossos engenheiros», referiu o responsável da Autarquia.
Destacando o trabalho desenvolvido pelo Presidente da Escola de Engenharia, João Monteiro, e pelo Diretor do Departamento de Eletrónica Industrial, Fernando Ribeiro, o Presidente do Município de Guimarães desafiou os alunos a serem perseverantes nas suas carreiras profissionais. «Nunca desistam de fazer algo que seja transformável em valor económico, pois o futuro está no nosso querer! O Polo de Azurém da UMinho sabe bem transferir conhecimento para a economia e para as nossas empresas», acrescentou Domingos Bragança.
Nestas Bodas de Prata, o Polo de Guimarães tem, nos seus quadros, o aluno da Universidade do Minho com maior número de prémios conquistados: 12. Chama-se Sandro Pinto e, orgulhosamente, exibe uma média de 19 valores. «Começamos com sete docentes e tivemos uma época de construção que deixou resultados. Não há futuro sem passado, nem história. A marca industrial de Guimarães é relevante e, nesse sentido, estamos a conjugar sinergias com o Município e as indústrias da região para mantermos esta atratividade», declarou João Monteiro.
Município, Universidade e Empresas: uma relação com futuro
No âmbito das comemorações do 25º aniversário, debateu-se o futuro do Departamento de Eletrónica Industrial numa “Mesa Redonda” e realizou-se um jantar onde antigos e atuais estudantes e docentes puderam conviver e partilhar experiências. «Pode dizer-se, com toda a certeza, que da Universidade do Minho, deste Polo de Azurém, sai muita inovação tecnológica para o Mundo», considerou Fernando Ribeiro, há 19 anos no departamento aniversariante.
O Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores forma profissionais de prestígio orientados para a conceção, aplicação, instalação, exploração e manutenção de sistemas baseados na utilização de eletrónica, abrangendo a áreas de Eletrónica e Microeletrónica, Computadores, Informática e Comunicações, Controlo e Robótica, Automação, Sistemas de Energia. O Departamento leciona ainda, aos diversos cursos de Engenharia, disciplinas nas áreas da eletrónica, eletrotecnia, controlo e informática industrial.
Os projetos de investigação empreendidos pelos docentes e investigadores do Departamento estão ligados à supervisão, controlo e gestão de atividades no setor industrial. Em comum, apresentam uma perspetiva de entrosamento entre a investigação científica universitária e a aplicação prática, que se traduz, frequentemente, na celebração de protocolos de colaboração universidade/empresas.
A necessidade permanente de maior desenvolvimento e modernização das empresas são fonte contínua de saídas profissionais para os licenciados em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. O universo deste Departamento aproxima-se de um milhar de alunos, correspondentes a quatro cursos: Engenharia Biomédica, Eletrónica Industrial, Engenharia de Comunicações e Engenharia Física.