
Desfile de Carnaval com 800 idosos animou Pavilhão Multiusos de Guimarães
29 instituições participaram no desfile de Carnaval, esta terça-feira à tarde. Oito centenas de idosos comemoraram Entrudo em ambiente de festa.
Bonecas de trapos, salada de fruta, réplicas cinematográficas, profissões ou baralhos de cartas foram alguns dos temas dos trajes apresentados no desfile de máscaras realizado na edição deste ano do Carnaval Sénior, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a cooperativa Fraterna e as instituições de apoio a idosos do concelho.
A iniciativa, realizada no Pavilhão Multiusos de Guimarães na tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, envolveu a participação de oito centenas de pessoas pertencentes a 29 instituições de solidariedade social, que desfilaram a sua fantasia, por grupos temáticos, acompanhados por músicas carnavalescas.
No âmbito das atividades da Terceira Idade realizadas ao longo do ano, os participantes prepararam peças de vestuário alusivas a diferentes usos e costumes, profissões, lugares, povos ou tradições, que foram utilizadas no decurso do desfile carnavalesco apresentado pelo vimaranense Marco Génio.
O Lar de São Jorge recorreu à figura transmontana dos “caretos” para confecionar as suas máscaras, o Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro centrou o seu tema na “expressão artística”, enquanto o Festival da Canção serviu de base para animar os utentes da Casa do Povo de Creixomil, Centro Social e Paroquial de Mascotelos – Santiago e Lar de Santo António.
Idosos do Centro Sócio-Cultural Desportivo de Sande S. Clemente, Centro Social da Irmandade de S. Torcato e Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa vestiram-se de “baralho de cartas”. A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães utilizou o cinema como tema e os utentes do Centro Social de Guardizela trajaram-se de “artistas de valor”.
“Jardim Zoológico” foi o denominador comum do Centro Social de Brito e do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, enquanto três instituições disfarçaram-se com o invólucro do chocolate “M&M”: Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social Paroquial São Cristóvão de Selho e Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
ANIMAÇÃO SEM IDADE
A Casa do Povo de Fermentões adotou o tema das “Profissões”, o Centro Social Paroquial de Gondar formou uma “Tuna Académica”, o Centro Social e Paroquial de Ronfe apresentou “Bonecas de Trapos”, o Centro Social e Paroquial de Polvoreira construiu um “Jardim” e a Fundação Casa do Paço desfilou com “Máscaras de Veneza”.
Os utentes da Fundação Bomfim foram “Romanos” por um dia, enquanto o Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Tabuadelo, CRL apresentou um traje subordinado ao tema da “Salada de Fruta”. Idosos de duas instituições de Guimarães (Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos e Encontro de Saberes) entraram no espírito carnavalesco vestidos de “Mãe de Santo”.
Como no Carnaval ninguém leva a mal, houve também “Anjos e Diabos”, representados pelo Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Fraterna, Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos e Venerável Ordem Terceira de São Domingos. A Castreja Cooperativa de Apoio Social e Cultural animou a tarde com as “Gerações em Movimento”.