
“Dias Cheios de Ideias” reúne famílias na Plataforma das Artes entre segunda-feira e sábado, 06 junho
Conjunto de iniciativas transforma, ao longo de uma semana, a Plataforma das Artes e da Criatividade num local privilegiado para usufruir, em família, de várias atividades para todas as idades e todos os gostos. Entrada livre.
A Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, acolhe esta semana a 2ª edição dos “Dias Cheios de Ideias”, onde o público jovem e adulto pode participar em oficinas, visitas a exposições, espetáculos de teatro, sessões de contos, entre outras iniciativas lúdicas. No sábado, 06 de junho, último dia do evento, realiza-se o Mercadinho da Pequenada, organizado pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e pelos infantários das IPSS.
Esta segunda-feira (19h) e terça-feira (10h30), 01 e 02 de junho, respetivamente, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade acolhe o espetáculo de teatro “The Wall”, de Miguel Fragata, destinado a crianças dos 8 aos 12 anos, com um custo de 2 euros por bilhete. Um muro vai separar os adultos das crianças, onde apenas os atores circulam entre os dois lados do muro. Nem adultos, nem crianças veem o mesmo espetáculo. A questão está na diferença entre o que os adultos pensam que as crianças pensam e aquilo que elas realmente pensam e entre o que as crianças imaginam que os adultos querem e aquilo que os adultos realmente querem.
Ainda nesta segunda-feira, pelas 21 horas, será projetado um documentário que retrata o processo de pesquisa para a criação da peça. Na quinta-feira, 04 de junho, pelas 15 horas, coincidindo com a abertura dos Festivais Gil Vicente, os Dias Cheios de Ideias acolhem a apresentação do “Atividário Teatro”, do escritor Ricardo Henriques e do ilustrador André Letria. Editado pela Pato Lógico, “Teatro” é o segundo Atividário que os autores publicam, depois do premiado “Mar” (2012).
Na sexta-feira, 05 de junho, às 19 horas, e no sábado, dia 06, às 17 horas, é tempo para uma sessão de contos. A Praça da Plataforma das Artes promete transformar-se num local mágico onde será construída uma Cúpula Geodésica envolvendo jovens do Centro Juvenil de São José e alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda. Ao longo da semana, esta cúpula será ocupada essencialmente por música, variando do dj ao solo acústico.
Durante todo o evento, das 10 às 19 horas, haverá ainda “Cavaletes na Praça” e a iniciativa “Giz_a_Balde”, que promete transformar a praça da Plataforma das Artes numa imensa folha de papel. Nos dias 01 e 05 de junho, das 10h30 às 12h00, Rita Faustino e Isabel Alves orientam “Trocar os Pés pelas Mãos”, uma oficina que gira em torno das figuras criadas por José de Guimarães, que serão o ponto de partida para um workshop, em que braços e pernas, troncos e cabeças se articulam e constroem figuras no espaço.
Plantas aromáticas, receitas e frutos de beber
Nos dias 02 e 06 de junho, às 14h30, e no dia 03, às 10h30, os Dias Cheios de Ideias acolhem também a oficina “Passarinhas e Sardões”, onde as crianças são convidadas a explorar, de forma imaginativa, as pequenas figuras de massa de centeio que os casais trocavam em romarias de Guimarães. Na quarta-feira, 03 de junho, às 14h30, está agendada mais uma oficina, desta vez de arquitetura, orientada por Matilde Seabra e Raul Pereira, onde se lança aos mais novos o desafio de recriar, à sua escala, a cidade onde gostariam de viver. No dia 06 de junho, das 10h30 às 12h30, a Praça da Plataforma das Artes converte-se num quintal da “Oficina de Aromáticas”, que propõe descobrir como propagar e cuidar de plantas aromáticas, e ainda como podem ser utilizadas na culinária com receitas e dicas úteis. No mesmo dia e no mesmo local, às 15h00, a oficina “Frutos de Beber” ensina aos mais pequenos como fazer cocktails naturais.
Nas manhãs dos Dias Cheios de Ideias, das 11 às 12h30, haverá oportunidade de participar nas Visitas Especiais para Famílias às exposições patentes no Centro Internacional das Artes José de Guimarães. No dia 06 de junho, às 16 horas, poderá ainda integrar a visita “Do Mercado à Plataforma”, uma visita que permite saber mais sobre o Arquiteto Marques da Silva, o ateliê Pitágoras Arquitetos e o Arq. Luís Tavares Pereira, que fazem parte da história deste edifício premiado.
Durante os Dias Cheios de Ideias, estão também asseguradas outras atividades satélite como o “Chill Out dos Pequeninos” ou uma proposta para conhecer melhor algumas ruas da cidade através de “Atabicar o Caminho”, um passeio invulgar criado pelo músico João Martins que permite conhecer as transformações da cidade desde o Mercado Municipal ao novo espaço da feira, até Couros, seguindo ribeira acima. No último dia do evento, 06 de junho, das 10 às 18 horas, a Praça da Plataforma das Artes converte-se no Mercadinho da Pequenada, uma iniciativa que envolve mais de 1.500 crianças.