
Edifícios em cor-de-rosa e logótipo humano em Guimarães pela prevenção do cancro da mama
Autarquia, fachadas dos principais edifícios da cidade, lojas comerciais, escolas e comunidade em geral juntam-se esta quinta-feira à tarde para formar uma verdadeira “Onda Rosa Humana”.
A construção de um logótipo humano e a decoração em cor-de-rosa das fachadas dos edifícios do Centro Histórico assinalam em Guimarães, esta quinta-feira, 30 de outubro, pelas 15 horas, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, no âmbito do mês temático promovido pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O logótipo humano formará a imagem de uma “Onda Rosa”, representativa da campanha para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Os vimaranenses, convidados a utilizarem esta quinta-feira uma peça de vestuário ou um acessório cor-de-rosa, terão oportunidade de ver janelas e fachadas públicas da cidade simbolicamente decoradas, bem como montras das lojas comerciais e edifícios do Largo da Oliveira e Praça de S. Tiago.
O Município de Guimarães, a Associação Vencedores do Cancro Unidos pela Vida - ACUPV, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a Associação Nacional de Farmácias, o Centro Hospitalar do Alto Ave - Oncologia, os Centros de Saúde de Guimarães, os Agrupamentos de Escolas de Guimarães e o CyberCentro de Guimarães associaram-se a esta causa com a dinamização de atividades comuns, colorindo a cidade com a tonalidade que identifica a causa, envolvendo entidades privadas e públicas.
O objetivo é reunir o maior número de pessoas no Largo da Oliveira e criar uma mancha rosa e uma atmosfera de solidariedade num local classificado pela UNESCO como Património Mundial. Entre as 14:30 e as 18 horas, estará igualmente disponível, nas arcadas do Largo da Oliveira, uma delegação da Associação Vencedores do Cancro Unidos pela Vida, que procederá à distribuição de folhetos informativos com conteúdo de carácter preventivo e fornecidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
DIA COLORIDO EM “MÊS ROSA”
A comemoração do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama envolve o Município de Guimarães, comerciantes, escolas e agrupamentos de escolas e comunidade em geral. O simbolismo do gesto pretende alertar mulheres e também os homens da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama. Trata-se de uma doença que afeta os dois géneros e envolve não só o doente como também a família e os que o rodeiam.
O mês de outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o “Mês Rosa” (“Pink October”). Um pouco por todo o mundo, durante este mês, alastra uma “Onda Rosa” que permite sensibilizar a população para a temática da prevenção, tornando-a mais recetiva a ações posteriores com o objetivo de prevenir o cancro e promover a saúde.
O cancro da mama é, na mulher, a doença oncológica de maior incidência e ainda a que tem um maior índice de mortalidade. A Organização Mundial de Saúde prevê, caso não sejam adotadas medidas urgentes e adequadas no campo da prevenção primária e secundária, um aumento de 50% de novos casos de cancro nos próximos 20 anos – de 10,1 milhões em 2000 para 15 milhões em 2020.