
Embaixador da Áustria disponível a cooperar com Guimarães destaca «visão de futuro» do Município
Impressionado com a qualidade das instalações culturais, Thomas Stelzer disse que existem todas as condições para serem estabelecidas importantes parcerias entre Guimarães e instituições austríacas. Diplomata também esteve no AvePark, onde destacou a aposta vimaranense no conhecimento e num território amigo do ambiente.
O Embaixador da Áustria em Portugal, Thomas Stelzer, está recetivo a estabelecer protocolos de cooperação com Guimarães, sobretudo na área cultural, ambiental e científica. O diplomata disse ter ficado «impressionado» com os projetos do Município de Guimarães relativamente à aposta na construção de um concelho sustentável. Além disso, enalteceu a qualidade dos equipamentos culturais vimaranenses e do trabalho desenvolvido no AvePark.
«Para nós, é honra muito grande ter em Guimarães um dos distintos cidadãos da Áustria, com várias responsabilidades na área cultural e ambiental. O senhor Embaixador estava curioso por saber como mantemos o estatuto de Cidade Europeia de Cultura e mostrou-se disponível a trabalhar em colaboração connosco, através das escolas, associações e institutos de cultura da Áustria», afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Acompanhado por Pinto de Oliveira, Cônsul da Áustria, Thomas Stelzer foi recebido esta segunda-feira, 13 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito de uma visita oficial a Guimarães e cujo programa incluiu uma visita ao Centro Histórico, Plataforma das Artes e da Criatividade, Centro Cultural de Vila Flor e Instituto 3Bs, situado no Parque de Ciência e Tecnologia.
No AvePark, Rui Reis, Diretor do Grupo 3Bs, lançou o desafio a Thomas Stelzer de reforçar, junto do governo austríaco, o estabelecimento de parcerias com quem já desenvolvem na área da investigação. «Estou, na verdade, muito impressionado! Guimarães tem uma história muito grande, mas também tem uma visão de futuro na construção de um território sustentável, com a sua candidatura a Capital Verde Europeia, um concelho aberto à tecnologia que pode ajudar na reindustrialização. Temos muitos pontos para cooperar», sintetizou.
DIPLOMATA CULTURAL E DEFENSOR DO AMBIENTE
Embaixador desde agosto de 2013, Thomas Stelzer foi, entre 2008 e junho de 2013, Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas para a Coordenação Política e Assuntos Inter-organizacionais. Enquanto Secretário do United Nations System Chief Executives Board – CEB –, apoiou diretamente o Secretário-Geral da Organização na coordenação das Nações Unidas e todos os seus organismos subsidiários.
De 2001 a 2008, foi Representante Permanente da Áustria junto das Nações Unidas, em Viena, e das Organizações Internacionais ali sediadas (Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO, Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares – CTBTO).
De 1997 a 2001, foi Chefe de Gabinete do Secretário Executivo da Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares. Enquanto Ministro Conselheiro da Representação da Áustria junto das Nações Unidas em Nova Iorque (1990-1995), foi delegado ao Comité de Desarmamento e Segurança Internacional da ONU, tendo representado a Áustria no quadro das suas Atividades Operacionais (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a População - UNFPA; Segunda Comissão). De 1995 a 1997, foi Diretor-Adjunto do Instituto Cultural Austríaco em Nova Iorque.
Fundador do “Clube de Ajuda ao Desenvolvimento 0,7%” do Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco, preside desde 1999 ao Klangforum Wien, um dos principais conjuntos de câmara no panorama mundial da música clássica contemporânea, sendo também Presidente do Vienna International Justice Institute (VIJI). Em reconhecimento pelo contributo prestado à sociedade civil, foi agraciado com a “Bundesehrenzeichen” (Ordem de Mérito da República da Áustria).