
Estudantes de medicina de todo o mundo reúnem-se esta semana em Guimarães
Mais de 60 estudantes portugueses e estrangeiros vão estar reunidos na Zona de Couros. Alargar fronteiras na formação médica e criar líderes em saúde é um dos objetivos desta ação de cariz internacional.
O Município de Guimarães e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina, representante de mais de 10 mil estudantes, organizam esta semana o evento “Training 4 All – T4All”, que irá decorrer entre esta segunda e sexta-feira, 8 e 12 de setembro, no Complexo Multifuncional de Couros, em Guimarães.
A iniciativa, cuja cerimónia de abertura está agendada para esta segunda-feira, pelas 19 horas, contará com a presença da Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, em representação do Município, sendo esperados mais de 60 estudantes de medicina de todo o mundo, desde Malta, Egipto, Iraque, Croácia, Dinamarca, Itália, entre outros países.
Este evento tem como principal finalidade alargar fronteiras na formação médica e criar líderes em saúde, capazes de exerceram medicina direcionada para a comunidade e quebrar barreiras multiculturais, ao mesmo tempo que se promove a partilha de experiências e de realidades e se formam estudantes capazes de difundir os conhecimentos adquiridos noutros eventos formativos e nos seus países.
Outro objetivo desta atividade de âmbito internacional é, também, aumentar a visibilidade e o reconhecimento de atuais problemas de saúde global, tais como as doenças não comunicáveis, responsáveis por cerca de 80% das mortes em todo o mundo, e o impacto que as alterações climáticas têm na saúde das populações.
A organização pretende que os participantes do “Training 4 All – T4All” adquiram uma «maior sensibilidade para os problemas de saúde da atualidade e, consequentemente, ao longo dos seus percursos profissionais, defendam, ainda mais, os direitos dos doentes de uma forma ativa na sociedade».
Esta é uma das maiores atividades formativas que se realiza no seio da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Associations), constituída por 124 organizações, das quais a ANEM/PorMSIC faz parte desde 1983, e que representa mais de 1,3 milhões de estudantes em todo o mundo.
As ações decorrerão nas áreas da formação não-formal, intercâmbios, direitos humanos e paz, saúde reprodutiva e sida, educação médica e saúde global, sendo que vão estar presentes vários oficiais da IFMSA, designadamente, o Presidente atual e o Presidente eleito, assim como vários formadores especialistas nas diferentes áreas, quer portugueses, quer estrangeiros.