
“Gold” escolar para Guimarães no evento desportivo com cidade húngara pelo “World Kids Challenge Day”
Resultados finais declararam Guimarães como vencedora. 726 estudantes de agrupamentos de escolas vimaranenses e 416 húngaros estiveram envolvidos na competição. Venceu quem mobilizou maior número de crianças em idade escolar.
As 726 crianças que frequentam o 1º ciclo em dez estabelecimentos de ensino do concelho de Guimarães que participaram no projeto piloto World Kids Challenge Day (WKCD) completaram com sucesso o desafio da atividade promovida pela TAFISA – The Association for International Sport for All, tendo sido declarados vencedores, em função da maior participação comparativamente com a cidade congénere da Hungria.
Organizada pela Câmara Municipal de Guimarães e Tempo Livre, a iniciativa envolveu as escolas EB1 de Guardizela, Conde, Alto Lordelo, Carreiro, Outeirinho e Vermil (Agrupamento de Escolas Virgínia Moura) e S. Salvador, Donim e Barco (Agrupamento de Escolas de Briteiros) e Cruz d’Argola (Agrupamento Santos Simões).
Os participantes de Guimarães, que competiram com crianças e escolas de Györ, na Hungria, receberam o título “Gold”, pelo facto do concelho vimaranense ter mobilizado um maior número de crianças em idade escolar (726), enquanto a cidade húngara envolveu 416 participantes.
«Foi um dia diferente para as crianças, professores e escolas, que assim celebraram o desporto e a atividade física no âmbito de uma campanha global que pretende sensibilizar a comunidade escolar para a problemática do sedentarismo e da obesidade infantil. Guimarães mobilizou-se muito bem, demonstrou capacidade de trabalho e envolvência coletiva e, quando assim acontece, os resultados são os melhores», considerou Domingos Bragança, Presidente do Município.
O Vereador do Desporto, Amadeu Portilha, acompanhou de perto o programa WKCD em Guimarães e transmitiu a sua esperança na adoção de hábitos e de novas atitudes orientadas para a atividade física.
«Este tipo de atividades é muito importante, na medida em que, a pretexto de um evento com uma componente competitiva, envolve-se toda a comunidade escolar em torno de uma problemática que nos preocupa profundamente e que tem a ver com os riscos de saúde e esperança de vida destas crianças que pertencem à primeira geração na história da Humanidade que poderá viver menos do que os seus pais, porque simplesmente deixou de ser fisicamente ativa no seu dia a dia», referiu.
A alegria e diversão foram notas dominantes em todas as escolas e entre todas as crianças. Os participantes receberam um passaporte no qual foram validadas todas as etapas e jogos do programa. Ao completarem o programa, as crianças receberam um certificado de participação e cada escola poderá agora afixar o seu diploma de escola “World Kids Challenge Day 2014” para recordar o evento mas, acima de tudo, na esperança de inspirar professores, pais e alunos para as virtudes da atividade física.
EVENTO EUROPEU PARA CRIANÇAS DOS 6 AOS 10 ANOS
O projeto WKCD decorreu em quatro cidades europeias - Guimarães (Portugal), Györ (Hungria), Lublin (Polónia) e Slagelse (Dinamarca) - indicadas pela TAFISA para colaborar na prova de ensaio que antecipará a implementação do evento a nível global.
O WKCD tem por objetivo envolver o maior número possível de crianças da faixa etária dos 6 aos 10 anos, em atividades físicas e jogos lúdicos, inspirando-se no combate à inatividade e obesidade infantil. A missão deste evento é reunir o esforço de todos no sentido de contribuir para a interrupção da cadeia de sedentarismo que está a ameaçar o futuro e a saúde das próximas gerações.
O programa do evento, com duração de duas horas, contemplou a realização de atividades desportivas e lúdicas, numa combinação de desporto popular e jogos tradicionais, assim como exercícios recomendados para as faixas etárias participantes e de acordo com graus de exigência física determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).