
Guimarães recebe Gala “Município do Ano Portugal 2014”
Primeira edição deste concurso nacional realiza-se no CCVF. Iniciativa da “UM-Cidades” tem por objetivo distinguir e disseminar as boas práticas em projetos municipais. 98 candidaturas, de 66 Municípios, concorreram a 9 categorias.
O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, vai receber esta sexta-feira, 07 de novembro, pelas 18 horas, a cerimónia de entrega dos Prémios “Município do Ano Portugal 2014”, um concurso de âmbito nacional promovido pela Universidade do Minho, que tem como objetivo proceder à escolha de Autarquias que se destacam na perspetiva da divulgação de boas práticas nos domínios do território e da economia.
Organizado pela plataforma “UM-Cidades”, o concurso concede nove distinções regionais e um vencedor nacional. Para cada uma das regiões Norte, Centro e Alentejo, haverá a distinção “Município do Ano Regional, Médio/Grande Município”, com mais de 20 mil habitantes, e Distinção “Município do Ano Regional, Pequeno Município” para autarquias com o número igual ou inferior a 20 mil habitantes.
Para as regiões de Lisboa, Algarve e Regiões Autónomas, a organização estabeleceu a categoria Distinção “Município do Ano Regional”. Por fim, será conhecido o “Grande Vencedor Município do Ano Portugal 2014”. O júri é constituído por personalidades nacionais, que representam uma Associação de Empresários, uma Organização Ambiental, um representante da Comunicação Social e representantes da Academia minhota.
Nesta primeira edição dos Prémios, verificou-se uma elevada adesão dos municípios portugueses (66), que submeteram um total de 98 candidaturas. Avaliadas as candidaturas para as 9 categorias a concurso, foram encontrados os 28 nomeados que, no dia 7 de novembro, aspiram à conquista dos troféus regionais e nacional. A lista final dos nomeados será publicada na próxima quinta-feira, 6 de novembro, no portal da “UM-Cidades” no endereço eletrónico <http://www.umcidades.org>.
ACADEMIA DIRECIONADA PARA OS MUNICÍPIOS
O concurso tem uma dimensão nacional através da atribuição de distinções por regiões e por dimensões de Municípios, a partir dos quais é escolhido o “Município do Ano Portugal 2014”. Os municípios submeteram candidaturas que foram avaliadas por um júri nacional nas dimensões “território”, “sociedade” e “economia”, cumprindo-se o objetivo da disseminação de boas práticas.
O lançamento da “UM-Cidades”, plataforma pensada como academia direcionada para os municípios, com a qual se pretende preencher a lacuna entre o conhecimento, a política e a prática na temática das cidades e das regiões, propõe-se manter na agenda tópicos relevantes para o desenvolvimento urbano e regional, bem como para a afirmação das cidades enquanto espaços centrais para a criação de valor, na perspetiva social, económica e cultural.
A “UM-Cidades” manterá em permanência quatro projetos âncora, entre eles, o “Município do Ano”, concurso para a escolha dos Municípios que se destacam na perspetiva da divulgação das boas práticas nos domínios do território, da sociedade e da economia. Um programa de “Debates”, com convidados selecionados, uma “Academia de Formação para eleitos e Dirigentes Municipais”, além da realização de “Estudos e Avaliação de políticas”.