
Guimarães recebe no domingo “Caminhada Pela Saúde: Vamos Combater a Diabetes”
Partida e chegada será no Toural. Inscrição tem o valor de 2 euros, que reverte para a Associação de Apoio à Criança. Presidente do Município de Guimarães vai participar na caminhada.
O Largo do Toural acolhe no próximo domingo, 14 de dezembro, pelas 10 horas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, o início de uma caminhada, com uma extensão de 3 quilómetros, promovida pelo Município de Guimarães, em parceria com o Lions Clube de Guimarães, Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave (ACES), Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD), Unidade de Cuidados da Comunidade de Guimarães (UCC) e Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA).
A inscrição considera-se efetiva após o pagamento de um valor mínimo de dois euros, cujo valor reverterá a favor da Associação de Apoio à Criança (AAC – Casa da Criança). Os interessados em participar nesta iniciativa devem efetuar as suas inscrições nos seguintes locais: Lions Clube de Guimarães, Câmara Municipal de Guimarães (Balcão Único de Atendimento), CASFIG, Espaço Guimarães, Tempo Livre, CyberCentro e ACES do Alto Ave. No dia 14 de dezembro, a inscrição também poderá ser efetuada no Largo do Toural, mas somente até às 09:45 horas.
A organização solicita aos participantes que compareçam no Largo do Toural mais cedo em relação ao horário de partida, de modo a receberem atempadamente o “Kit” da caminhada (água, t-shirt e bolachas), além de integrarem a fase de aquecimento da “Caminhada Pela Saúde: Vamos Combater a Diabetes”.
Guimarães tem, neste momento, mais de 11 mil pessoas com a diabetes diagnosticada, além das 400 mil que existem em todo o país e que não sabem ainda que sofrem desta doença. Se for considerada a região do Alto Ave (concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto), o número atinge já 18.300 pessoas.
A caminhada inicia o seu percurso na zona poente do Largo do Toural, seguindo depois para a Alameda de S. Dâmaso (Sul), Largo República do Brasil, Avenida Alberto Sampaio, Rua Almirante Sousa Ventura, Rua D. Constança de Noronha, Rua Dona Mafalda, Rua Dona Teresa, Rua Conde D. Henrique, Largo Martins Sarmento, Rua das Trinas, Travessa Senhora Aninhas, Rua de Santa Maria, Praça de S. Tiago, Rua. Dr. António Mota Prego, Largo da Misericórdia, Rua Rainha D. Maria II, Rua Alfredo Guimarães, Alameda S. Dâmaso (Norte) e Largo do Toural (Nascente).
A prevenção primária da diabetes, através do combate aos fatores de risco modificáveis, enquanto estratégia dirigida ao conjunto da população, é uma das maiores prioridades de saúde pública, implicando uma abordagem de estreita colaboração das unidades de saúde com todos os parceiros sociais e políticos, entre os quais os Municípios. Recentemente, o Largo da Oliveira, a Alameda S. Dâmaso e a Praça da Plataforma das Artes receberam a realização de rastreios de saúde gratuitos, além do Padrão do Salado, emblemático monumento do Centro Histórico de Guimarães, ter sido simbolicamente iluminado com a cor azul.