Horta Pedagógica de Guimarães tem 71 novos talhões preenchidos
Sete dezenas de talhões atribuídos a novos titulares para a prática da agricultura em meio urbano. 525 utentes ocupam agora um total de 6,5 hectares de terreno no coração da cidade, num espaço privilegiado de lazer e convívio com a natureza, juntando aos 3,5 hectares para projetos inovadores da base agrícola.
A Câmara Municipal de Guimarães procedeu à atribuição de 71 talhões a candidatos que estavam a aguardar por uma área de cultivo na Horta Pedagógica de Guimarães. A assinatura do contrato e entrega do novo Regulamento Geral da Rede Municipal de Hortas Comunitárias decorreu este sábado, 07 de março, no Multiusos de Guimarães, numa sessão onde marcou presença o Vice-Presidente do Município, Amadeu Portilha.
Embora fossem entregues mais de sete dezenas de talhões, a lista de espera, dado o elevado interesse dos vimaranenses por esta zona ambiental de elevada qualidade e importância, ultrapassa ainda a meia centena de pedidos. Situada na Veiga de Creixomil, com um total de 10 hectares, a Horta Pedagógica de Guimarães, construída em três fases e concluída em dezembro do ano passado, tem agora um total de 525 talhões, distribuídos pelo mesmo número de utentes.
As principais mudanças no regulamento da Horta Pedagógica consistem na organização geral onde é mencionado que os talhões da terceira fase são destinados a projetos inovadores de experimentação agrícola e que existe talhões inclusivos a pessoas com mobilidade reduzida. Por sua vez, o Artigo 9º indica que só será disponibilizado um talhão por utilizador, sendo que esta limitação se estende ao seu agregado familiar.
A Horta Pedagógica de Guimarães é um espaço de domínio público onde se possibilita a melhoria da qualidade de vida das populações e o aumento da experiência prática e sensorial na ligação com a natureza, que se traduz na possibilidade de contacto entre a população e as espécies agrícolas utilizadas na alimentação, através do envolvimento das pessoas nas mais diversas atividades.
A Horta Pedagógica apresenta um conjunto de iniciativas de educação ambiental, nomeadamente um espaço dedicado à compostagem, eventos relacionados com as boas práticas de cultivo, celebração de datas comemorativas do calendário rural e ambiental, entre outras iniciativas com temáticas de proximidade.