Idosos cantaram os Reis em Guimarães em encontro de instituições de solidariedade social
29 instituições vimaranenses confraternizaram em iniciativa dedicada aos idosos. Pessoas que frequentam lares e centros de dia do concelho mostraram dotes vocais.
Cerca de oito centenas de idosos participaram esta quarta-feira, 07 de janeiro, no Multiusos de Guimarães, num Encontro de Reis promovido pela Divisão da Ação Social do Município de Guimarães, cooperativa Fraterna e instituições de apoio a idosos do concelho que, durante a tarde, interpretaram temas alusivos à quadra festiva.
Depois de um Almoço de Reis dirigido aos portadores do Cartão Municipal do Idoso, que reuniu 1600 participantes nesta última terça-feira, a semana dedicada à realização de encontros temáticos relacionados com as Reisadas 2015 juntou perto de três dezenas de entidades de âmbito social, num convívio que teve também o apoio da cooperativa Tempo Livre.
«A alegria é fundamental num encontro desta natureza e o entusiasmo evidenciado pelos nossos idosos, o seu envolvimento, a capacidade de fazer e criar algo, sem limite de idade, e a generosidade dos nossos voluntários que, a troco de um sorriso, dão tudo o que têm, demonstra que esta iniciativa cumpriu o objetivo de animar e alegrar as pessoas que frequentam as instituições de solidariedade social», referiu Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal.
Esta sexta-feira, 09 de janeiro, a partir das 10 horas, o Município de Guimarães, os Jardins de Infância e os ATL do concelho vão celebrar o Dia de Reis com todas as suas crianças a cantar as Reisadas no Largo da Oliveira. A iniciativa destina-se ao público infantil, mas também aos familiares das crianças de 18 instituições numa festa que irá reunir mais de 1.200 jovens no Centro Histórico de Guimarães.
No sábado, 10 de janeiro, uma dezena de grupos de música tradicional e popular, sedeados no território vimaranense, participam nas Reisadas 2015. A modalidade do concurso contempla a participação dos grupos num momento durante a tarde, com a atuação em Lares e Estabelecimento Prisional de Guimarães, e outro no decurso da noite, pelas 21 horas, com os dez grupos participantes distribuídos pelas cinco “Portas da Villa”, terminando no Largo da Oliveira.