Idosos de Guimarães animaram Carnaval em desfile original
800 participantes representaram 14 culturas diferentes
Criatividade, alegria e muita animação marcaram o desfile do “Carnaval Sénior” organizado pelo Município de Guimarães, em colaboração com a cooperativa Fraterna e instituições de apoio a idosos do concelho.
800 participantes representaram 14 culturas diferentes
Criatividade, alegria e muita animação marcaram o desfile do “Carnaval Sénior” organizado pelo Município de Guimarães, em colaboração com a cooperativa Fraterna e instituições de apoio a idosos do concelho.
A iniciativa, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Guimarães, reuniu cerca de oito centenas de participantes em representação de 27 instituições de solidariedade social. Os idosos, no âmbito das atividades da Terceira Idade realizadas ao longo do ano, prepararam peças de vestuário alusivas a usos e costumes de diferentes países, que foram utilizadas no desfile carnavalesco simbolizando cada uma das nacionalidades.
Catorze países (Angola, Brasil, China, Espanha, França, Grécia, Holanda, Índia, Itália, México, Países Árabes, Polónia, Portugal e Suíça) estiveram representados nos trajes confecionados pelos utentes das instituições, destacando-se a presença de uma entidade de Huelva (Espanha), que se deslocou propositadamente ao Multiusos para recriar as suas tradições musicais.
“Gostaria de saudar todos os participantes neste Carnaval que prepararam, com muito orgulho, este desfile. Tenho dito que não há limite de idade para a fantasia e para o sonho e esta é a demonstração que Guimarães dispõe de uma cultura humana de excelência”, afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Fazendo questão de enviar um “abraço fraterno” a todos os participantes no Carnaval Sénior, o responsável pela Autarquia agradeceu o empenhamento dos profissionais das diversas instituições de solidariedade que contribuíram para elevar a qualidade da iniciativa.
“Guimarães é um concelho amigo da juventude, dos pais e dos avós, mas também das pessoas que, com alegria, inteligência e coração, dão carinho todos os dias aos idosos que estão nas vossas instituições. Sejam felizes e sorriam sempre, pois o sorriso é o espelho da alegria que brota do coração”, concluiu Domingos Bragança.
[ PAÍSES REPRESENTADOS PELAS INSTITUIÇÕES ]
ANGOLA: Centro Social de Guardizela;
BRASIL: Santa Casa da Misericórdia de Guimarães;
CHINA: Centro Social da Paróquia de Stª Eulália de Nespereira; Fraterna; Real Irmandade de Nª Srª da Consolação e Santos Passos; Venerável Ordem Terceira de S. Domingos;
ESPANHA: Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos; Encontro de Saberes;
FRANÇA: Centro Social Paroquial de Gondar;
GRÉCIA: Casa do Povo de Creixomil; Lar de Santo António;
HOLANDA: Centro Sócio-Cultural Desportivo de Sande S. Clemente; Centro Social e Paroquial de Ronfe;
ÍNDIA: Centro Social Paroquial S. Cristóvão de Selho; Venerável Ordem Terceira de S. Francisco;
ITÁLIA: Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Tabuadelo, CRL; Centro Social e Paroquial de Mascotelos – S. Tiago; Centro Social e Paroquial de Polvoreira;
MÉXICO: Casa do Povo de Briteiros; Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro;
PAÍSES ÁRABES: Centro Social da Irmandade de S. Torcato;
POLÓNIA: Centro Social Nossa Senhora do Carmo;
PORTUGAL: Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães; Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa; Fundação Bomfim; Lar S. Jorge;
SUÍÇA: Casa do Povo de Fermentões.
FOTOS
FOTOS: Paulo Pacheco/CMG