
Iluminações de rua são imagem de marca das festas da cidade de Guimarães
Conheça o significado atribuído ao formato e disposição das luzes que decoraram as diferentes ruas nas Gualterianas 2014. Vídeo demonstra por que razão Guimarães foi, durante as Festas, cidade… luz.
As iluminações de rua alusivas às Festas Gualterianas constituem, anualmente, uma das atrações das festividades de São Gualter, padroeiro de Guimarães. O Largo República do Brasil, conhecido entre os vimaranenses por Campo da Feira, é um dos mais procurados, tendo exibido este ano um sistema de iluminação alternada na fachada da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
Sete cores diferentes, projetadas rotativamente no templo religioso, permitiram criar sete efeitos de luzes numa única fachada. O padrão visual de uma das principais igrejas do centro da cidade foi bastante fotografado por milhares de cidadãos que participaram nas Festas Gualterianas 2014, celebradas anualmente no primeiro fim de semana de agosto.
Além da torre da Igreja de Santos Passos, as luzes do jardim incluíram peças centrais em forma de chafariz e uma bola tridimensional com um diâmetro de 1,20 metros. A iluminação dos arbustos e a escolha de peças figurativas a simularem o rufar de tambores, numa evocação da memória da Feira de São Gualter que ali se realizava, daí a designação popular de “Campo da Feira”, completaram a iluminação festiva.
Outros locais da cidade, porém, apresentaram tonalidades que deram (mais) brilho às festas de Guimarães. A Rua Paio Galvão foi iluminada com arcos fixados em tubos de ferro, tendo como peça central figuras regionais alusivas ao folclore, que se estenderam pelo Toural com o objetivo de prolongar o túnel luminoso.
Na Rua Santo António e na Rua Dr. José Sampaio, foi escolhido um modelo onde as concertinas e as cornucópias predominaram, lembrando ícones e símbolos típicos da região minhota. A Rua Gil Vicente foi iluminada com bolas tridimensionais decorativas, o mesmo acontecendo na Rua da Rainha e na Rua Alfredo Guimarães, decorada com motivos luminosos laterais.
Sendo a mais movimentada das Festas, a Rua Rei Pegú, junto ao Parque das Hortas, foi iluminada com um padrão que transmitiu alegria, numa alusão ao fogo de artifício. Numa das entradas da cidade, a Avenida Conde Margaride esteve decorada com peças suspensas imitando flâmulas, evocando galhardetes/bandeiras de boas-vindas. Para quem nos visitou...