
Jantar solidário para dotar Hospital de Guimarães com laboratório para salvar (mais) vidas
Projeto solidário a apresentar na Pousada de Santa Marinha tem como objetivo levar a excelência ao qualificado serviço de cardiologia do hospital vimaranense. E salvar ainda mais vidas.
A Câmara Municipal de Guimarães, o Rotary Clube de Guimarães e a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave promovem esta sexta-feira, 12 de junho, pelas 20 horas, na Pousada de Santa Marinha, um jantar solidário que reunirá dezenas de empresários da região no sentido de angariar donativos para dotar o Hospital de Guimarães com um Laboratório de Hemodinâmica, que permitirá efetuar delicados exames ao coração e cardiologia de intervenção.
Este serviço vai permitir dar uma resposta imediata aos doentes, nomeadamente, na fase aguda do enfarte do miocárdio. Ao permitir desobstruir a artéria cardíaca que está entupida, a hemodinâmica é a principal arma terapêutica. Para tal, é necessário que o doente seja tratado no mais curto espaço de tempo possível, onde cada minuto conta. Atualmente, os doentes do Hospital de Guimarães, dada a necessidade de organizar esse transporte em segurança, apenas conseguem chegar a um laboratório de hemodinâmica cerca de 60 a 90 minutos depois de terem o diagnóstico.
Dada a gravidade destes casos, os doentes necessitam geralmente de ser acompanhados por um médico cardiologista e por um enfermeiro, numa ambulância de cuidados intensivos que em 2014 percorreu mais de 120 mil quilómetros, entre hospitais de Braga e do Porto, tendo sido realizados no ano passado 942 cateterismos – estatística que, a avaliar pela tendência até ao mês de junho, será ultrapassada em 2015, o mesmo sucedendo em relação ao número de horas de enfermagem (2.000) e de trabalho médico (1.000).
Serviço para o estudo das artérias do coração
«Temos um serviço de cardiologia muito bom e, com este equipamento de hemodinâmica, ficamos com uma marca de excelência para servir Guimarães, todos os concelhos à volta de Guimarães e, até, do Norte do País», afirmou o Presidente do Município, Domingos Bragança, cuja opinião é partilhada por Delfim Rodrigues, responsável pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave. «Temos competências únicas e vocações ímpares e os nossos responsáveis aderiram com entusiasmo à ideia de avançar para uma situação de excelência».
Por sua vez, o rotário e médico cardiologista Victor Sanfins considera o mecenato fundamental para a aquisição do aparelho. «Só será possível com a colaboração das empresas e da cidade», disse. O Laboratório de Hemodinâmica é um serviço para o estudo das artérias do coração, avaliando o seu grau de obstrução, permitindo fazer a sua desobstrução (angioplastia) em caso de angina de peito ou enfarte agudo do miocárdio. «A diferença de disponibilizarmos este serviço está no facto de salvar uma vida ou não, pois as doenças do coração têm de ter uma resposta imediata», salientou António Lourenço, Chefe do Serviço de Cardiologia e Presidente da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países ocidentais. Entre estas, destaca-se a doença coronária (entupimento das artérias), que se pode manifestar por morte súbita, angina de peito ou enfarte agudo do miocárdio. Os cateterismos cardíacos são um exame imprescindível para o tratamento destes doentes. «Esta é uma forma de contribuirmos ao lado da sociedade civil para conseguirmos trazer um serviço de cardiologia de excelência a nível nacional», concluiu António Jacinto Teixeira, Presidente do Rotary Clube de Guimarães, também promotor deste encontro solidário.