
Largo de Donães vai ser devolvido à cidade
Praça voltará a ter a sua traça original. Serviços sociais prestados no imóvel que ocupa atualmente o espaço vão continuar, mas num outro local da cidade.
A Câmara Municipal de Guimarães vai reabilitar o Largo de Donães, devolvendo à fruição pública um quarteirão situado entre a Rua da Rainha e a Rua Egas Moniz, atualmente ocupado por um edifício que alberga diferentes valências de apoio social do Lar de Santo António, entre elas, a cantina social.
A reabilitação do Largo de Donães apenas terá início quando for disponibilizada a solução para instalar num outro local da cidade os serviços de âmbito social que atualmente são ali prestados. Domingos Bragança, Presidente do Município, reuniu-se esta terça-feira com José Maria Castelar, Presidente da Direção do Lar de Santo António, a quem propôs a instalação deste apoio social num edifício, propriedade da Autarquia, situado no limite superior do recinto da feira semanal.
O imóvel do Largo de Donães, propriedade da Câmara Municipal, foi construído há cerca de duas décadas num local onde, outrora, existia um espaço público. Com a demolição do edifício, Guimarães consolida o processo de regeneração do seu Centro Histórico classificado com o título da UNESCO e ganha uma nova praça, recuperando a centralidade que teve no século XIV, ponto de encontro de figuras eclesiásticas e outras classes de prestígio no tecido negocial urbano do então burgo.
As valências do Lar de Santo António existentes no Largo de Donães vão continuar a cumprir o desígnio de caridade que presidiu à sua criação, com a disponibilização de refeições, banhos públicos e tratamento de roupas a pessoas mais carenciadas. A Câmara Municipal de Guimarães, em articulação institucional com o Lar de Santo António e Segurança Social, irá proceder à transferência dos serviços de carestia alimentar e higiénica para um local com condições mais dignas, iniciando posteriormente a reabilitação urbanística do largo.
A 1 de maio de 1934, foi fundada oficialmente a Casa dos Pobres de Guimarães, na rua de S. Dâmaso, em edifício pertencente à Câmara Municipal. Um Refeitório para o fornecimento de refeições grátis, uma Cozinha Económica, um Albergue para abrigo temporário, um Balneário Público e um Lactário para fornecer leite grátis a mães necessitadas foram os primeiros serviços desenvolvidos pela instituição. Com a demolição da sede, as instalações passaram para o Largo de Donães onde ficou a funcionar o Refeitório, que serve atualmente cerca de 120 refeições, depois de já ter partilhado o espaço físico com um Centro de Dia e um Centro de Convívio.