
Oferta de 70 tablets a escolas de Guimarães agiliza registos de refeições nas cantinas
Agilização de processos, maior facilidade de acesso e interatividade de informação com os agrupamentos de escolas são objetivos de um canal central de comunicação, que passa a gerir as refeições escolares, tirando partido de todo o potencial das tecnologias de informação.
A informatização do sistema de registo de refeições escolares dos alunos do ensino básico e jardins-de-infância da responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães passou a ser mais simplificada, depois dos diretores dos 14 agrupamentos de escolas do concelho terem recebido do Município sete dezenas de tablets, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A aquisição dos dispositivos móveis, cujo investimento total foi de 8.386 euros, valor ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, resulta de uma medida de modernização administrativa, financiada em 85% pelo programa de Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, no âmbito de uma candidatura apresentada ao “Ave Digital XXI”, SAMA 2013, na ação “Desmaterialização de Processos Internos”.
O novo procedimento permite que o registo das refeições dos alunos seja realizado sala a sala e diretamente na plataforma informática, evitando que este tipo de trabalho seja registado inicialmente em papel e posteriormente lançado na Plataforma SIGA, adotada este ano letivo na comunidade educativa vimaranense como sistema integrado de gestão de suporte às atividades escolares e administrativas.
Os 70 tablets, com o sistema operativo Android 4.3 e um ecrã com sete polegadas, estão equipados com um cartão GSM de dados, o que permite um acesso à internet independente da infraestrutura “wi-fi” do estabelecimento de ensino. Além da oferta dos equipamentos, fornecidos todos com uma capa de proteção, foi proporcionada uma formação relativamente à aplicação SIGA a ser utilizada na ferramenta informática distribuída.
Na sessão, que contou com a presença de diretores e responsáveis escolares, foram entregues tablets aos Agrupamentos de Escolas de Abação (Firmino Lopes), Abel Salazar (Silvério Silva), Arqueólogo Mário Cardoso (Artur Monteiro), Briteiros (Fernando Silva), D. Afonso Henriques (Mónica Sanfins), Fernando Távora (José Pinheiro), Francisco Holanda (Rosalina Pinheiro), Gil Vicente (Isabel Zamith), João de Meira (Manuela Ferreira), Pevidém (António Vasconcelos), São Torcato (António Sousa), Santos Simões (Benjamim Sampaio), Taipas (Mário Rodrigues) e Virgínia Moura (Maria de Jesus Carvalho). Cada escola do 1º ciclo ou Jardim-de-Infância passará a ter um tablet para uso exclusivo daquele estabelecimento de ensino.
OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCATIVA
O Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA) é uma plataforma modular e personalizável, adaptável a realidades distintas, que permite gerir em tempo real os vários processos educativos. Este sistema integrado de gestão serve de suporte às atividades escolares, administrativas e de gestão, sendo um privilegiado canal de comunicação para a disponibilização de acesso à informação e interatividade com os agrupamentos de escolas.
A sua mais-valia reside na agilização de processos burocráticos, no aumento da eficiência dos serviços e da qualidade do ensino, dando resposta às necessidades mais específicas dos vários intervenientes no processo educativo, que podem ainda usufruir de um portal para partilha e acesso à informação educativa. Esta plataforma permite ao Município de Guimarães, de forma mais estruturada e sistematizada, a gestão dos estabelecimentos escolares, ao nível das refeições, componente de apoio à família (CAF), técnicos de AEC, entre outros serviços a desenvolver futuramente.
Adaptado a diferentes perfis de utilizadores, o Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem é um canal central de comunicação, tornando possível juntar num mesmo espaço decisores, professores, alunos, funcionários, encarregados de educação e empresas prestadoras de serviços. Além disso, a gestão do processo educativo pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o utilizador possua um equipamento com ligação à internet, dispensando-se complicados processos de instalação, configuração ou aquisição de novos equipamentos.