
Outra Voz estreia em Lordelo espetáculo de comunidade com conceito original
Quatro espaços inusitados no concelho de Guimarães vão receber o espetáculo “Duas Caras”. Lordelo e São Torcato são palco da encenação em novembro. Pevidém e Briteiros Santo Estêvão acolhem evento no mês de dezembro.
O grupo vimaranense Outra voz, que atua com mais de 100 pessoas em palco, vai ocupar “espaços inusitados” de Guimarães com o espetáculo “Duas Caras”, que conta com composições originais dos Mão Morta, José Mário Branco, Amélia Muge, entre outros autores. A estreia está marcada para a vila de Lordelo, no antigo pavilhão da Cortave, este sábado, pelas 21:30 horas, com entrada livre.
O mesmo espetáculo decorrerá em quatro locais distintos do concelho de Guimarães, durante os meses de novembro e dezembro, tendo como objetivo levar junto da comunidade uma apresentação criada por ela própria. Depois da estreia em Lordelo, o nº 650 da Rua Cidade de Guimarães, na vila de São Torcato, acolhe o espetáculo “Duas Caras”, que sobe ao palco, já em dezembro, na Fábrica do Alto, em Pevidém, terminando depois no dia 12 de dezembro, no antigo pavilhão da Somirav, em Briteiros Santo Estêvão.
“Duas Caras”, uma encenação de António Durães, é uma narrativa dividida em “dez pequenos quadros” num espetáculo que dura uma hora, com ponto de partida num conceito que faz parte da tradição popular vimaranense, assente na voz humana coletiva e no movimento do grupo num espaço de grandes dimensões, em jeito de “reflexão performativa”, explica a sinopse do projeto. Nos lugares que servirão de palco ao espetáculo, a encenação foi pensada para não criar uma divisão tradicional entre o espetador e os membros do grupo Outra Voz, já que o público e os atores partilham o mesmo espaço.
Os textos e composições têm a assinatura de referências nacionais como os Mão Morta, José Mário Branco ou Amélia Muge, mas na lista de obras originais do projeto fazem ainda parte os nomes de Arlindo Fagundes, BitOcas, Carlos Correia, Fernando Lapa, Inês Campos, João de Guimarães, José Caldeira, Magna Ferreira, Suzana Ralha, Teia Campos, Fernando Ribeiro, Renato Ribeiro, Rodrigo Areias, Rui Pereira, Rui Souzza e Walter Almeida.
Projeto comunitário
A Outra Voz - Associação Cultural, criada no âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, explora a voz enquanto som, palavra, canto, espaço, corpo e movimento reunindo cerca de uma centena de participantes de todas as proveniências etárias, culturais e geográficas. O grupo possui um vasto reportório composto por temas do legado oral nacional, mas sobretudo de temas originais compostos por elementos do seu “conselho artístico informal”.
Nele, já colaboraram Amélia Muge, António Durães, José Mário Branco, Carlos Nobre (Pacman), Catarina Miranda, Coletivo Pele, Cristina Mendanha, Fernando Lapa, Jonathan Uliel Saldanha, José Martins (Trovante), Luis Carvalho (Riotous Company), Mão Morta, Mia Theil Have (Riotous Company, Odin Teatret), Michales Loukouvikas, Nikola Kodjabashia, Peter Bergamin, Rafaela Salvador, Teresa Campos (Sopa de Pedra) e Colectivo Soopa.
[FICHA TÉCNICA ]
Conceito original, Interpretação: Outra Voz
Composições originais (sob encomenda da Outra Voz): Amélia Muge, António José Martins, BitOcas, Carlos Correia, Fernando Lapa, João de Guimarães, José Mário Branco, Magna Ferreira, Mão Morta, Rui Souzza, Suzana Ralha, Teia Campos.
Textos originais (sob encomenda da Outra Voz): Adolfo “Luxúria Canibal”, Amélia Muge, Carlos Correia, João de Guimarães, José Mário Branco, Magna Ferreira, Rui Pereira, Teia Campos
Obras plásticas originais (sob encomenda da Outra Voz): Amélia Muge, Arlindo Fagundes, Inês Campos, José Caldeira, Fernando Ribeiro, Renato Ribeiro, Rodrigo Areias, Magna Ferreira, Walter Almeida.
Encenação / dramaturgia: António Durães
Desenho / operação de luz: Paulo Jorge Gonçalves Silva
Desenho / operação de som: Pedro Mouga / Emanuel Valpaços
Sonoplastia: António Rafael, Rui Souzza (interpretação ao vivo)
Desenho / Criação / Operação de sistema de projeção: Filipe Lopes
Design de Figurinos: Cláudia Ribeiro
Costureiras: Adriana Fernandes, Carmesinda Ribeiro, Fernanda Freitas, Goretti Pimenta, Isabel Oliveira
Coordenação artística do projeto: António Durães, Outra Voz (Carlos Correia)
Coordenação técnica do projeto: Outra Voz (João de Guimarães)
Apoio ao projeto: Sandra Barros
Produção Executiva: Outra Voz (Carla Silva, Helena Sousa, José Marques, Maria Rui Sampaio, Rui Donas)
Direção musical: Outra Voz (João de Guimarães, Rui Sousa)
Ensaiadores regulares: Outra Voz (Carlos Correia, Cristiana José Rodrigues, João Guimarães, Rui Sousa)
Comunicação: Culture Print
Design de Comunicação: André Pinto
Registo Audiovisual: “Os Fredericos”, the Movie Makers
Edição do programa de sala: Rui Pereira