
Participantes em conferência mundial sobre governação eletrónica recebidos na Câmara
Conferencistas em encontro de âmbito internacional conheceram Claustros da Autarquia. Secretário de Estado para a Modernização Administrativa também esteve presente.
Os participantes da 8ª Conferência Internacional sobre a Teoria e a Prática da Governação Eletrónica (ICEGOV), organizada em Guimarães pela Universidade do Minho, Agência para a Modernização Administrativa e Universidade das Nações Unidas, foram recebidos no edifício da Autarquia, ao início da noite desta segunda-feira, 27 de outubro.
A iniciativa, que decorreu nos Claustros da Câmara Municipal de Guimarães, contou com a presença do Presidente do Município, Domingos Bragança, do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, do Chefe de Missão da Unidade Operacional de Guimarães em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas, Tomasz Janowski, do Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, Paulo Neves, do Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, João Monteiro, entre outras personalidades.
Num ambiente de confraternização de boas-vindas a Guimarães, um grupo pertencente à Academia de Música Valentim Moreira de Sá protagonizou um momento musical no encontro informal realizado no final do primeiro dia de conferência. Entre 27 e 30 de outubro, o Centro Cultural Vila Flor recebe a oitava edição da “International Conferences on Theory and Practice of Electronic Governance”, cujo objetivo é encontrar soluções para a administração pública eletrónica.
A ICEGOV debate o uso da tecnologia para a melhoria da relação entre o governo e os cidadãos e das empresas com a sociedade civil no âmbito dos serviços prestados. O objetivo do encontro deste ano é explorar linhas de investigação, implicações políticas e encontrar o caminho a seguir no contexto da administração pública eletrónica.
Estão presentes em Guimarães peritos provenientes das mais variadas partes do globo e representantes de organismos públicos nacionais e internacionais, instituições académicas e de empresas de topo. «Esta cidade respira história, mas é também contemporânea! Quero que se sintam bem e que, depois desta conferência, voltem a Guimarães para conhecerem melhor as imensas potencialidades do nosso concelho», propôs Domingos Bragança, numa curta e informal declaração.
Há dois meses, o Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, em Couros, recebeu uma unidade operacional da Universidade das Nações Unidas, destinada ao ensino e formação na área da governação eletrónica. Ainda neste âmbito, foi instalada, em Guimarães, uma unidade da AMA - Agência para a Modernização Administrativa.