
Prémio Nobel em Guimarães no Congresso Mundial de História do Ambiente
Evento começa no início da próxima semana no Centro Cultural de Vila Flor. Professor Mohan Munasinghe, um dos laureados em 2007 com um Prémio Nobel, estará presente na primeira sessão plenária.
A cidade de Guimarães vai receber, de 07 a 14 de julho, a segunda edição do Congresso Mundial de História do Ambiente, uma iniciativa organizada pela Universidade do Minho, através da Escola de Ciências, que reunirá cientistas, investigadores e especialistas de diferentes campos da ciência, provenientes de países de todo o mundo.
A sessão de abertura, que contará com a presença, entre outras personalidades, do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e do Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, está agendada para o dia 08, pelas 09 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor.
Em seguida, a sessão terá como orador principal o Professor Mohan Munasinghe, uma das principais figuras do mundo em matérias ambientais e que se destacou como vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas - entidade que em 2007 partilhou o Prémio Nobel da Paz com Al Gore. A artista plástica australiana Mandy Martin é outra das oradoras principais.
O Congresso Mundial de História do Ambiente (World Congress of Environmental History), que decorrerá no CCVF, Centro de Formação Pós-Graduada e Instituto de Design, vai debater questões em torno da importância da História Ambiental no processo de decisão e tem por objetivos envolver os estudiosos da área, fomentar a comunicação e a colaboração internacional em torno dos temas ambientais e da sustentabilidade num registo de partilha e divulgação de pesquisas, investigação e trabalho científico relevantes para o tema central.
Pela segunda vez, historiadores ambientais de todo o mundo concentram-se num fórum global, agora em Guimarães, concelho que está a reunir condições de sucesso para apresentar uma candidatura a Capital Verde Europeia.
Mohan Munasinghe nasceu no Sri Lanka e frequentou as mais reputadas universidades do mundo. É presidente do Munasinghe Institute of Development (MIND), Colombo, é professor no Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal do Pará, (Brasil), professor convidado da Universidade de Pequim (China) e é membro do Conselho Consultivo Internacional da SCI, Universidade de Manchester (Reino Unido).
Pós graduado em engenharia, física e economia (Cambrige, MIT, McGill e Universidade de Concórdia), recebeu doutoramentos honoris causa, escreveu 96 livros e quatro centenas de artigos científicos e técnicos sobre economia, desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, poder, energia, recursos naturais, transportes, ambiente, desastres naturais e tecnologia. É membro das mais reconhecidas academias de ciência do mundo e integra as direções editoriais de jornais técnicos e científicos. O endereço eletrónico oficial do Congresso Mundial de História do Ambiente é o seguinte: <www.wceh2014.ecum.uminho.pt>.