
Presidente da República homenageia em Guimarães empresários do calçado
Num curto espaço de tempo, o Presidente da República volta a Guimarães no âmbito do terceiro roteiro para uma “Economia Dinâmica”. Em abril, Cavaco Silva concluiu em Campelos a primeira jornada deste programa, com uma visita a uma empresa de transformação automóvel.
O Chefe de Estado português escolheu Guimarães para condecorar um conjunto de empresários da indústria do calçado, um dos setores com maior saldo comercial da economia nacional, com quase 1.700 empresas que empregam mais de 41 mil trabalhadores.
A homenagem pública decorreu esta sexta-feira, 14 de novembro, na Pousada de Santa Marinha, na Costa, onde foram agraciados o diretor-geral da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele (APICCAPS), Manuel Carlos Costa da Silva, os empresários Armando Luís da Silva, Carlos Pereira de Castro, Carlos Santos, Domingos Ferreira Neto, Fernando Rodrigues Lima, e o estilista Luís Onofre.
Antes da sessão de homenagem, o Presidente da República visitou, em Pencelo, o Grupo Kyaia, que tem como marcas a FLY London e a Softinos. Com um volume de negócios de 55 milhões de euros e 600 trabalhadores, este grupo empresarial tem uma percentagem de exportação de 90% e, além da produção de calçado, dedica-se às áreas da distribuição e do retalho.
Cavaco Silva dedicou inteiramente o dia à indústria do calçado, no âmbito da terceira jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica. O setor da indústria do calçado é o mais internacionalizado da economia portuguesa, exportando mais de 95% da produção, para 132 países dos cinco continentes. Nos últimos quatro anos, as exportações cresceram 40% e, em 2013, ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 1.700 milhões de euros.
«Trata-se de um setor que se destaca no nosso panorama industrial pela visão dos seus empresários e pela capacidade de construção e afirmação de um espaço próprio no mercado global. Em tempos difíceis, este setor tem sabido substituir as lamentações por iniciativas proactivas e estratégias adequadas de crescimento. Soube pôr em marcha um modelo dinâmico, sustentado e pragmático de desenvolvimento integrado, um modelo que merece ser reconhecido e estudado como exemplo a seguir por outras áreas da indústria e do empreendedorismo nacional», referiu o Chefe de Estado.
«Guimarães é um concelho industrial e com empresários empreendedores, que são essenciais para a recuperação da economia portuguesa e para a criação de emprego e afirmação da nossa região. São líderes no seu setor, com empresas dinâmicas que apostam no investimento para a inovação e modernização tecnológica», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, no final do almoço com o Presidente da República, realizado na Pousada de Santa Marinha, onde também marcaram presença empresários, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e Presidentes de Câmara de cidades fortes na indústria do calçado: Felgueiras, São João da Madeira e Vila Nova de Gaia.