
Programa completo com os eventos das Festas da Cidade e Gualterianas 2014
Quatro espetáculos no Toural e dois concertos no exterior da Plataforma das Artes (Expensive Soul e Amor Electro) são alguns dos pontos altos dos quatro dias de Festas Gualterianas.
A realização de quatro iniciativas de âmbito musical no Largo do Toural, duas no sábado e duas no domingo, constitui uma das novidades na edição deste ano das Festas Gualterianas. A emblemática praça de Guimarães receberá uma atuação de Tocadores de Concertinas no dia 02 de agosto (17 horas) e, à noite, será palco do Festival Internacional de Folclore, que no ano passado decorreu no Largo da Mumadona. No dia seguinte, o Toural será o cenário para a realização de dois eventos com bandas de música (17h00 e 21h30).
O Desfile e Concentração dos Grupos de Bombos vão abrir as Festas Gualterianas 2014 no dia 01 de agosto (sexta-feira), pelas 18 horas, num percurso pelas ruas da cidade. Meia hora depois, é inaugurada a exposição “O Trabalho”, organizada pela Muralha – Associação para Defesa do Património de Guimarães, um olhar sobre os ofícios e os artífices vimaranenses, revisitando as indústrias que marcaram a cidade até aos dias de hoje.
A exposição ficará patente no GuimarãeShopping até ao dia 25 de setembro. À noite, os Cantares ao Desafio alegram o Coreto do Jardim da Alameda. Às 22 horas, os Bizu Coolective põem a cidade a dançar ao estilo de uma orquestra/big band que contagia todos à sua passagem.
O primeiro dia de Gualterianas fecha com chave de ouro com um concerto dos Expensive Soul, com hora marcada para as 22 horas, na praça da Plataforma das Artes. Com um registo musical que mistura soul, reggae, r&b e hip hop, a banda de Leça da Palmeira conta já com um longo percurso musical e uma carreira recheada de êxitos.
No dia 02 de agosto, sábado, as Festas voltam com toda a força, bem cedo, pela manhã. Às 10 horas, o Campo de S. Mamede recebe a famosa Feira de Gado e Concurso Pecuário. Pelas 17 horas, o Largo do Toural enche-se de vida com a Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas. No início de noite, há Festival Internacional de Folclore no Largo do Toural.
A animação segue para a Plataforma das Artes onde atuam os Amor Electro às 22 horas. A banda tornou-se conhecida do público quando, em 2011, lançaram o disco “Cai o Carmo e a Trindade”, que foi um enorme sucesso. Os Amor Electro renderam o público e a crítica com o seu estilo musical vincado, juntando influências da música popular portuguesa com pop eletrónica a que acresce a voz da irreverente vocalista. A banda apresenta o novo trabalho “Revolução”, que não perde o elemento essencial do seu ADN, a portugalidade. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício na Alameda Alfredo Pimenta.
DIVERSIFICADO LEQUE DE PROPOSTAS
No domingo, dia 03, as Gualterianas continuam a tomar conta de Guimarães. Pelas 11 horas, há o tradicional Desfile de Charretes Antigas que irá percorrer as ruas da cidade. À tarde, a partir das 17 horas, a Majestosa Procissão de S. Gualter sai da Igreja de S. Francisco e percorre as ruas vimaranenses. Na noite de domingo, a praça da Plataforma das Artes volta a dar música, desta vez com os GuimaFloyd, banda da cidade que tenta recriar tão fidedignamente quanto possível a sonoridade dos britânicos Pink Floyd.
Para além da programação anteriormente referida, o fim de semana das Festas Gualterianas tem muito mais iniciativas a oferecer como concertos dos grupos musicais “Os Cinco em Palco” e “Al Meida”, no Coreto do Jardim da Alameda, e a Banda de Golães no Largo do Toural. O domingo de manhã será preenchido com as Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter na Igreja de S. Francisco e à noite não pode também perder o Despique de Bandas no Largo do Toural.
No último dia de festividades, dia 04, segunda-feira, o Centro Equestre do Loureiro Velho, em Fermentões, acolhe ainda a Corrida de Cavalos. À noite, a tão esperada Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um bilhete, no valor de 7,5 euros, à venda no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade e na loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II).