
Projeto com fins sociais representa concelho de Guimarães em concurso de ideias
Das 57 propostas iniciais, 13 foram apuradas para a Final Municipal, que decorreu esta quarta-feira, no Centro Cultural de Vila Flor. A 07 de junho, os oito municípios da CIM do Ave reúnem-se em Guimarães para a Final Intermunicipal.
Um pijama ergonómico para doentes acamados ou pessoas portadoras de deficiência, idealizado por alunos da Escola Profissional Cenatex, é o projeto escolar que vai representar o Município de Guimarães, no próximo dia 07 de junho, na Final Intermunicipal do concurso de ideias do programa “Empreendedorismo nas Escolas”, desenvolvido em articulação com a CIM do Ave – IN.AVE.
O “PijunTEX”, nome atribuído ao projeto que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes com mobilidade reduzida, reuniu o consenso do júri entre as 13 propostas apresentadas no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, pelos 4 estabelecimentos de ensino participantes, designadamente, as escolas secundárias Francisco de Holanda e Martins Sarmento e as escolas profissionais Cenatex e Cisave.
A produção de peúgas impermeáveis para uso quotidiano e desportivo, denominado “Impervius”, da autoria de um grupo de alunos da Escola Profissional Cisave, foi o segundo projeto mais votado, enquanto na terceira posição ficaram duas propostas em ex-aequo. O projeto “Put In Laces (PIL)”, referente à criação de uma aplicação de velcro para prender os cordões de sapatilhas, pertenceu a três estudantes da Cenatex, enquanto um grupo de alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda concebeu a “GpenS”, uma pen drive com um sistema de alerta para utilizadores mais esquecidos.
O júri do concurso decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao projeto “Health Click”, aplicação defendida por estudantes da Escola Secundária Martins Sarmento, que permite consultar online o registo histórico de utentes no âmbito da prestação de cuidados de saúde familiar. Todos os vencedores foram contemplados com uma entrada gratuita no Scorpio – Parque Aquático de Guimarães, além de poderem assistir a quatro espetáculos culturais promovidos pela cooperativa A Oficina, prémio igualmente oferecido aos docentes envolvidos neste concurso de ideias.
A apresentação dos projetos selecionados decorreu a partir do trabalho desenvolvido junto das escolas secundárias e profissionais do concelho, tendo sido selecionadas 13 de um total de 57 propostas que foram submetidas na meia-final realizada a 05 de maio último na Plataforma das Artes e da Criatividade.
DINAMIZAR VOCAÇÃO EMPREENDEDORA DOS JOVENS
«A sociedade exige cada vez mais conhecimento e a diferença está no elemento técnico e no criativo, que só a cultura nos pode capacitar. É fundamental que, cada vez mais, haja cidadãos que transformem ideias em projetos e esta iniciativa para a dinamização da vocação empreendedora dos nossos jovens constitui um bom exemplo», considerou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que fez questão de assistir às 13 propostas apresentadas pelos alunos.
Gabriel Pontes, Secretário Executivo da CIM do Ave, destacou a idealização de projetos para a «economia real», afirmando ser «importante os estudantes terem visão e ação para concretizarem medidas», enquanto Miguel Gonçalves, da empresa “GesEntrepreneur”, focou-se na «ousadia de pensar e de criar» demonstradas pelos alunos, que se mobilizaram em torno deste concurso.
Os autores do projeto vencedor da Final Intermunicipal, que reunirá em Guimarães, no dia 07 de junho, representantes dos oito municípios da CIM do AVE, vão efetuar uma viagem com fins empreendedores à cidade espanhola de Barcelona.