
Rede do Património Mundial de Portugal apresentada no pavilhão de Guimarães da BTL
Durante a sessão, foi também entregue um prémio ao designer Paulo Passos, vencedor da imagem gráfica que identifica a Rede do Património Mundial de Portugal. Aproximação dos sítios classificados pela UNESCO e participação conjunta em projetos de valorização são alguns dos objetivos desta parceria institucional.
A rede de cidades e sítios portugueses classificados pela UNESCO com o estatuto de Património Mundial foi apresentada aos profissionais do setor do turismo e à imprensa especializada, esta sexta-feira de manhã, 27 de fevereiro, numa sessão que decorreu no espaço ocupado por Guimarães na 27ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, principal feira portuguesa do setor, que se realiza na FIL (Parque das Nações) até este domingo, 01 de março.
Rita Brasil, Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, e Clara Almeida Santos, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, explicaram os objetivos da Rede do Património Mundial de Portugal, criada para promover condições para que, nas próximas décadas, as regiões onde se inserem os bens inscritos na lista do Património Mundial assegurem não só o seu estatuto, mas também estimulem a economia e mobilizem as suas gentes, no sentido de gerar valor no âmbito desse reconhecimento internacional.
«A Rede tem uma grande preocupação na organização de ações de divulgação e sensibilização para as questões do Património e do seu potencial económico, além do seu intrínseco valor histórico. Existe uma congregação de sinergias em áreas tão importantes como a comunicação e a partilha de conhecimento, mas também a discussão de assuntos comuns relacionados com a preservação e valorização do bem classificado», disse José Bastos, Vereador do Município de Guimarães, presente no Salão de Turismo.
Além do Centro Histórico de Guimarães, a Rede do Património Mundial de Portugal é constituída pelo Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Centro Histórico de Évora, Centro Histórico do Porto, Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Convento de Cristo em Tomar, Floresta Laurissilva da Madeira, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Paisagem Cultural de Sintra, Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Sítio de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Coa e Universidade de Coimbra.
OFERTA VIMARANENSE NA BTL
O Município de Guimarães está a promover, também, o seu novo guia turístico que identifica os principais locais e monumentos a visitar, com o objetivo de dar a conhecer o essencial do concelho. Depois dos profissionais, a feira de turismo de Lisboa, que no primeiro dia recebeu mais de 5 mil visitantes, abre-se agora a toda a gente, entre as 18 horas desta sexta até às 20 horas de domingo. Nos dois dias do fim de semana, a abertura da BTL acontece às 12 horas, encerrando às 23, na noite de sábado.
A organização espera receber mais de 70 mil visitantes num espaço de 30 mil metros quadrados, distribuído por três pavilhões e ainda uma zona exterior. O preço do bilhete individual é de 5 euros, enquanto o ingresso para estudantes/cartão jovem, jovens (dos 11 aos 14 anos) e seniores custa metade do valor (2,50 euros). As crianças até aos 10 anos (inclusive) têm entrada gratuita.