Semana de comemorações começou com alegria de 1700 crianças no Multiusos de Guimarães
Município de Guimarães comemora Dia Mundial da Criança durante uma semana. Esta quarta-feira, celebrações decorrem no Parque da Ínsua e na sexta-feira em Pevidém. No sábado, há Mercadinho da Pequenada, na praça exterior da Plataforma das Artes.
1.700 crianças de Guimarães participaram esta segunda-feira, 01 de junho, no primeiro dia do programa que a Câmara Municipal preparou para comemorar, durante uma semana, o Dia Mundial da Criança, uma iniciativa organizada pelo Departamento de Ação Social da Autarquia. As celebrações, que se prolongam até ao próximo sábado, juntaram no Multiusos de Guimarães 29 instituições do concelho, entre infantários, creches, jardins de infância e entidades de âmbito social.
Um programa de animação diversificado alusivo à criança, com atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas, preencheu o tempo dos mais novos durante todo o dia de segunda-feira, com a realização de uma Feira do Desporto e de Mini Olimpíadas para todas as crianças participantes. De manhã, a atuação musical esteve a cargo da Tuna Infantojuvenil da Casa do Povo de Fermentões e da Fermentuna do Centro Social da Paróquia de Fermentões.
À hora do almoço, as instituições realizaram um piquenique e, durante a tarde, decorreu a segunda parte da animação infantil, com uma atuação musical de Marco Génio, leitura de contos infantis, organização de jogos intergeracionais, modelagem de balões, pinturas faciais, insufláveis e uma sessão de sensibilização para a segurança rodoviária, promovida pela GNR de Guimarães no âmbito do programa Escola Segura.
«A Câmara Municipal pretende criar todas as condições para que as crianças tenham um bom desenvolvimento social e humano e, com isso, estamos a cuidar do nosso futuro. Tudo o que fizermos de bom será refletido no dia de amanhã e o bom que podemos dar a estas crianças é o carinho, ternura, afetos e conhecimento. Estas iniciativas irradiam de felicidade as nossas crianças e dão-nos muita força para o nosso dia a dia», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município.
Fronhas de almofada em peças de roupa
Esta quarta-feira, 03 de junho, entre as 09:30 e as 16:30 horas, no Parque da Ínsua, na vila de Ponte, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Guimarães (CPCJ) organiza um conjunto de atividades relacionadas com o teatro, dança, música, desporto, jogos tradicionais, insufláveis, entre outras diversões, repetindo-se igual iniciativa na sexta-feira, 05 de junho, no Agrupamento de Escolas de Pevidém, também entre as 09:30 e as 16:30 horas.
O Mercadinho da Pequenada encerra no sábado, 06 de junho, o programa de comemorações do Dia Mundial da Criança em Guimarães. Entre as 10 e as 18 horas, a praça exterior da Plataforma das Artes e da Criatividade será palco de uma exposição e venda de produtos confecionados pelas instituições. O espaço público será animado com modelagem de balões, pinturas faciais, jogos tradicionais, insufláveis, entre outros motivos de interesse para as crianças.
Em paralelo, decorrerá o projeto solidário “D'Avó with Love”, que envolve empresas ao nível da responsabilidade social e que tem como objetivo promover ativamente os seniores e entregar vestidos de qualidade a crianças acolhidas em instituições. A iniciativa, que visa transformar fronhas de almofada em peças de vestuário, contará com um desfile de moda na Plataforma das Artes e da Criatividade, numa organização do movimento cívico e solidário Dishmob. A semana de comemorações, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, conta com os apoios de A Oficina, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Borboletas de Asas Pretas, Casa da Juventude de Guimarães, Guarda Nacional Republicana de Guimarães (Escola Segura), Tempo Livre e das seguintes 29 instituições participantes:
ADCL, Associação de Apoio à Criança, Associação de Reformados de Lordelo, Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro Infantil de Pevidém, Centro Paroquial de Moreira de Cónegos, Centro Paroquial de S. Romão (Mesão Frio), CSCDR Vila Nova Sande, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social Paróquia Fermentões, Centro Social Paróquia Pencelo, Centro Social Paróquia Polvoreira, Centro Social Brito, Centro Social S. Pedro Azurém, Centro Social e Paroquial Mascotelos-Santiago, Centro Social e Paroquial S. Cristóvão Selho, Centro Social Paróquia de Nespereira, Centro Social Paroquial S. Lourenço Selho, Centro Social Paroquial S. Martinho Candoso, Fraterna, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Lar Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração Maria (Vila Pouca), Patronato Oliveira, Patronato S. Sebastião, Salgueiral SARC e Venerável Ordem Terceira S. Francisco.