
Sucessão nas empresas familiares em debate na próxima terça-feira em Guimarães (24 março)
Participação na conferência implica uma prévia inscrição, que terá de ser enviada até sexta-feira, 20 de março, para o seguinte endereço de email: paula.roriz@cm-guimaraes.pt
O processo de sucessão de uma geração para a seguinte na gestão de uma empresa familiar é um dos temas que será debatido na conferência “Empresas Familiares - Assegurar o Presente e o Futuro”, promovida pela Câmara Municipal, no próximo dia 24 de março (terça-feira), a partir das 09 horas, no Instituto de Design de Guimarães, em Couros.
A iniciativa, que contará na sessão de abertura com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município, inclui a realização de tertúlias onde serão abordados exemplos de sucesso no tecido empresarial. António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, e Vice-Presidente do Conselho Superior da Associação das Empresas Familiares, será o orador no painel “Corticeira Amorim, a história de um líder mundial de origem portuguesa”.
Pelas 09:45 horas, principia o tema “Empresas Familiares, Crescer e Vencer, Assegurar o Presente e o Futuro”, liderado por Peter Villax, Presidente da Associação das Empresas Familiares, Presidente do CA da Hovione - Multinacional de origem portuguesa e CEO da Hovione Capital, SCR.
Às 11 horas, com moderação de João Luís Sousa, diretor do jornal “Vida Económica”, tem início uma mesa redonda com empresários, onde serão debatidos casos de sucesso, com destaque para as empresas Lasa (têxtil), Herdmar (cutelarias), Sampedro (têxtil) e Hovione (saúde). O Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, procederá ao encerramento da sessão.
Empresas familiares são aquelas em que uma família detém o controlo da gestão e alguns dos seus membros participam e trabalham na empresa, o que lhes confere atributos específicos que as tornam únicas. Embora não existam estatísticas precisas, estima-se que mais de 70% de todas as empresas tenham uma estrutura e uma propriedade familiar.