Tradição secular da “Feira dos 27” assinalou esta sexta-feira Dia de São Torcato
Dia da vila comemorado com aquela que é conhecida na região como a “Feira dos 27”. Qualidade, raça e ornamentos dos animais atraem imensos produtores ao concelho de Guimarães.
A vila de São Torcato recebeu esta sexta-feira, ao longo do dia, devotos do seu santo padroeiro que participaram na secular “Feira dos 27”, conhecida por atrair ao concelho de Guimarães milhares de pessoas, sobretudo produtores de gado, provenientes de várias localidades, que participam no concurso pecuário destinado a premiar os melhores animais das raças barrosã, turina e galega.
Organizada pela Irmandade de São Torcato e por um conjunto de agricultores, a Feira dos 27 contemplou ainda a realização de uma feira franca e de uma garraiada, além de uma eucaristia e bênção do gado. Ao longo da tarde, a atuação de grupos folclóricos da vila animou a festa, depois de efetuado o desfile dos animais para o recinto do concurso pecuário e da distribuição de prémios e taças.
«Esta singular tradição evoca a identidade e as raízes culturais do nosso concelho, com as suas potencialidades sociais, económicas e turísticas, a par do comércio de produtos rurais e artesanais, fazendo de Guimarães um território muito atrativo também neste setor em particular», considerou o Vice-Presidente do Município, Amadeu Portilha, após a cerimónia de entrega de troféus, onde também esteve presente o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar.
Anualmente, a data de 27 de fevereiro é dedicada a São Torcato e coincide com o dia em que o mártir morreu, na luta contra os mouros, pela defesa das suas convicções. Os festejos, que concentram a atenção de muitos visitantes, têm idade secular, embora a sua origem não seja ao certo conhecida. No santuário, é venerado o corpo incorrupto do primeiro mártir do cristianismo ibérico.