Abate de exemplar de plátano na Rua 24 de Junho, em Azurém
Intervenção decorre no dia 20 de outubro, às 08h30, por motivos de segurança pública, após identificação de infeção grave no exemplar.
No âmbito do acompanhamento técnico e científico do Gabinete de Gestão de Arvoredo do Laboratório da Paisagem, foi identificado um exemplar da espécie Platanus x hispanica (plátano) com indícios de infeção por Fomitiporia punctata, uma doença do lenho que compromete de forma irreversível a resistência mecânica e a integridade estrutural da árvore.
Por razões de segurança pública e com o objetivo de prevenir acidentes que possam colocar em risco pessoas e bens, será necessário proceder ao abate deste exemplar. A intervenção decorrerá no próximo dia 20 de outubro de 2025, a partir das 08h30, na Rua 24 de Junho, em Azurém.
O Município de Guimarães sublinha que qualquer decisão de abate de árvores é técnica e cientificamente fundamentada, com base em critérios de avaliação rigorosos. Todas as intervenções em arvoredo urbano são acompanhadas por planos de replantação, assegurando uma gestão responsável e sustentável dos elementos arbóreos.
O relatório técnico que sustenta esta decisão encontra-se disponível para consulta pública aqui.
