
Cinco freguesias de Guimarães distinguidas como Eco-Freguesias
O Munícipio de Guimarães, com cinco freguesias, foi o mais galardoado no Prémio Nacional Eco-Freguesias XXI, que decorreu esta sexta-feira, em Torres Vedras.
As Eco-Freguesias de Guimarães são Fermentões, Guardizela, Longos, Ponte e Serzedelo, tendo sido distinguidas com uma bandeira e respectivo certificado, reconhecendo as melhores práticas de sustentabilidade local nas vertentes social, económica e ambiental.
Na avaliação ao índice de sustentabilidade Eco-Freguesias XXI, Fermentões obteve o mais alto entre as freguesias vimaranenses, superior a 70%. Longos teve um índice entre os 60% e os 70%, enquanto que Guardizela, Ponte e Serzedelo obtiveram um índice entre 50% e 60%.
O Prémio Nacional Eco-Freguesias XXI, organizado pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.
Em análise estiveram vários indicadores, nomeadamente: educação para a sustentabilidade; gestão ambiental: energia, água e resíduos, mobilidade e transportes; espaços públicos; biodiversidade e espaços verdes; informação e participação pública; serviços de proximidade; animação sócio-cultural; promoção e desenvolvimento; visão e desenvolvimento.