



Gabinete de Apoio Ambiental criado em São Torcato
Os objetivos do gabinete passam pelo apoio direto à Brigada Verde da Vila de São Torcato, Projeto Eco-escolas e Projeto Eco-Freguesias.
O Gabinete de Apoio Ambiental da Junta de Freguesia de São Torcato foi apresentado no passado sábado, 01 de dezembro, e funcionará de forma integrada com outras iniciativas e instituições.
Os objetivos do gabinete passam pelo apoio direto à Brigada Verde da Vila, Projeto Eco-escolas e Projecto Eco-Freguesias. Pretende ainda efetuar um conjunto de intervenções na sociedade, como ações de sensibilização ambiental, candidaturas ao fundo ambiental para aquisição de viaturas elétricas ou a resolução de pequenos focos de poluição.
A cerimónia de apresentação contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, que destacou o "envolvimento da comunidade local nestas causas ambientais" através de um trabalho de "proximidade" com as juntas de freguesia e, assim, ir ao encontro de uma política de sustentatbilidade ambiental que tem sido prioridade no Município de Guimarães. "É importante este trabalho que envolve os jovens, através da comunidade educativa, e pessoas de diferentes idades, para prosseguir este caminho da sustentabilidade", salientou Sofia Ferreira.
A Vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães lembrou o reconhecimento do Prémio ECOXXI, que avaliou o concelho vimaranense como o mais sustentável do país pelo segundo ano consecutivo, mas vincou que "o Município não se fica pelos prémios e continua no terreno, junto da comunidade, a desenvolver este trabalho".
À margem da apresentação do Gabinete Ambiental, decorreu ainda uma visita a um dos únicos moinhos a água em funcionamento do Concelho de Guimarães.