Artesanato de Guimarães representado na 7ª Feira de Artesanato Tricontinental em Tenerife
A Oficina, entidade cultural de Guimarães, levará à feira dois dos mais representativos ofícios tradicionais da região: a cerâmica e o bordado.
A cultura e o artesanato de Guimarães estarão em destaque na 7ª Feira de Artesanato Tricontinental, que acontece entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro, na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Esta edição especial, que tem como tema central o Artesanato Português, reunirá mais de 150 artesãos de três continentes — Europa, África e América.
A Oficina, entidade cultural de Guimarães, levará à feira dois dos mais representativos ofícios tradicionais da região: a cerâmica e o bordado. Bruna Freitas, oleira d’A Oficina, apresentará a icónica "Cantarinha dos Namorados", símbolo da cerâmica vimaranense e peça que carrega uma forte tradição cultural, associada aos costumes e histórias de amor locais. Além da cerâmica, o público poderá conhecer o Bordado de Guimarães, com a bordadeira Ana Isabel Silva, descendente de uma família de bordadeiras reconhecidas pela qualidade e minúcia deste bordado típico.
A representação de Guimarães será ainda complementada por Catarina Pereira, diretora da Casa da Memória e das Artes Tradicionais d’A Oficina, que acompanhará a comitiva e reforçará a importância da preservação e divulgação das tradições culturais da região.
A presença de Guimarães nesta feira sublinha o compromisso com a valorização e promoção internacional do artesanato português e celebra o talento e a dedicação dos artesãos que mantêm vivas as tradições locais.