
“ExcentriCidade” no mês de abril com teatro, cinema e música nas freguesias de Guimarães
Vila das Taipas recebe este sábado à noite performance criada a partir de peças de Raul Brandão. Teatro domina programação nos oito eventos culturais a realizar este mês no concelho.
Cinco espetáculos de teatro, dois concertos e uma sessão de cinema fazem parte da programação de abril da iniciativa de descentralização cultural “ExcentriCidade”, promovida mensalmente pela Câmara Municipal de Guimarães nas vilas de Brito, Moreira de Cónegos, Ponte, Pevidém, Ronfe, São Torcato e Taipas e na União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia.
“Teatro da Alma”, a mais recente criação do Teatro Oficina, cuja estreia aconteceu no âmbito da Festa de Teatro Raul Brandão, decorrerá este mês em três freguesias, sempre às 21:30 horas. Este sábado, 01 de abril, a vila das Taipas poderá assistir à peça no Auditório dos Bombeiros Voluntários, enquanto o Salão Paroquial de Ronfe recebe o espetáculo uma semana depois (08 de abril) e o Centro Paroquial de Selho S. Jorge, em Pevidém, na noite de 14 de abril, sexta-feira. Com guião e encenação a cargo de João Pedro Vaz, esta é uma performance construída a partir de cenas de três peças de Raul Brandão: A Noite de Natal (1899), O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão (1929).
Para a noite de 08 de abril, na vila de Ponte, a partir das 21:30 horas, está agendada uma sessão de cinema no Centro Paroquial Paulo VI, com a exibição do filme “Milagre no Rio Hudson”. Clint Eastwood filma a história verídica de Chesley “Sully” Sullenberger, o piloto de aviação que, em 2009, aterrou de emergência no rio Hudson, em Nova Iorque, evitando que 155 pessoas morressem. No papel do homem que se tornou um herói americano após esse evento está Tom Hanks, que nunca tinha trabalhado com Eastwood, quer como ator ou realizador.
Em São Torcato, nas instalações da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa, há teatro na noite de sexta-feira, 21 de abril. A partir das 21:30 horas, sobe ao palco o espetáculo “One Man Alone”, uma coprodução do Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão, onde o tema central é o trabalho realizado numa padaria em horário noturno. Uma semana depois, em Brito, nos Espaços Criativos, na noite de 28 de abril, à mesma hora, principia um concerto de Páscoa intitulado “A Cantar Também se Reza…”, interpretado por Andreia Alferes Quarteto.
A programação de abril do programa “ExcentriCidade” termina na noite de sábado, dia 29, com um espetáculo de música e outro de teatro, à mesma hora (21h30), mas em locais diferentes. Na Casa do Povo de Briteiros, atua a Banda Musical de Pevidém com a apresentação de “Cinema em Concerto”, cuja direção artística e musical estão a cargo do maestro Vasco Silva de Faria e de Carlos Mesquita, Presidente do Cineclube de Guimarães, entidade responsável pela projeção do vídeo. Em Moreira de Cónegos, no Centro Pastoral, a Astronauta Associação Cultural apresenta a peça “PREC no Prato!”.
Notícias relacionadas
-
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no concelho de Guimarães
ExcentriCidade desdobra-se em residências ...
05 Jul 2024 -
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criação
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias ...
11 Abr 2024 -
Residência artística em Moreira de Cónegos promove criação colaborativa e inclusiva
Residência artística em Moreira de Cónegos ...
04 Mar 2024 -
ExcentriCidade com Open Call para nova residência artística
ExcentriCidade com Open Call para nova ...
20 Fev 2024