

Guitarristas de renome mundial participam no Festival Internacional de Guitarra Clássica
Programa decorre de 18 a 29 de dezembro. Inclui 15 concertos, 14 masterclasses, o Concurso Internacional “Cidade de Guimarães”, Programa de Intercâmbio de Artistas EuroStrings, Reunião de Parceiros EuroStrings, comunicações e vários workshops “Guitarra para Todos”.
O V Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG 2018) decorrerá de 18 a 29 de dezembro. Este é um evento organizado pela Centenária Sociedade Musical de Guimarães, com direção artística de Nuno Cachada e com coprodução d’A Oficina. Conta ainda com os apoios do Programa Europa Criativa da União Europeia e do Município de Guimarães, no âmbito do "Guimarães, Cidade Natal".
O programa foi anunciado esta terça-feira, 11 de dezembro, em conferência de imprensa com a presença de Paulo Lopes Silva (Câmara Municipal de Guimarães), Vítor Matos (Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães), Rui Torrinha (A Oficina) e Nuno Cachada (Direção Artística do Festival).
Ao longo de mais de dez dias, Guimarães será “capital da guitarra clássica” com iniciativas que decorrem em locais emblemáticos do património vimaranense.
Conservatório de Guimarães, Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Paço dos Duques de Bragança, Associação Comercial e Industrial de Guimarães – ACIG, Auditório da Universidade do Minho - Azurém, Igreja de Santo António dos Capuchos, Patronato da Oliveira e Colégio Vila Pouca – serão os palcos do FIGG 2018.
Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”
Este é um dos momentos altos do FIGG. Todos os anos, dezenas de jovens guitarristas nacionais e internacionais participam neste concurso, que é aberto a todas as idades e nacionalidades. Os participantes estão distribuídos por sete categorias de A (até 8 anos) a G (sem limite de idade).
O vencedor da categoria G receberá, além de um prémio monetário, o título de “Artista EuroStrings”, o qual dará acesso ao “Programa de Intercâmbio EuroStrings “, que consiste numa digressão pelos Festivais da Plataforma EuroStrings, envolvendo um máximo de 17 e um mínimo de 8 concertos e masterclasses em toda a Europa. O vencedor também terá a oportunidade de competir na 3a edição da “EuroStrings Winners Competition”, uma competição entre os vencedores das competições dos festivais da plataforma, a disputar no próximo ano na Vila de Petrer, Espanha.
Eurostrings
É a primeira plataforma europeia de guitarra clássica, fundada pelo Festival de guitarra de Zagreb e pela Escola de Música “Bonar” no ano de 2017. Atualmente, a plataforma reúne 17 festivais europeus de Guitarra Clássica.
A atividade central do projeto EuroStrings é o seu programa de intercâmbio, com a participação de “Artistas EuroStrings”, vencedores das competições internacionais dos membros da Plataforma EuroStrings.
A EuroStrings apoia fortemente a circulação de jovens guitarristas emergentes entre os festivais da plataforma, oferecendo uma digressão por vários festivais da rede EuroStrings. Esta plataforma é cofinanciada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.
Notícias relacionadas
-
Concurso Internacional de Guitarra a "Cidade de Guimarães" – Júnior realiza-se este sábado
Concurso Internacional de Guitarra a "Cidade ...
21 Dez 2019 -
Festival Internacional de Guitarra de Guimarães com 10 concertos
Festival Internacional de Guitarra de ...
12 Dez 2019 -
Young Guitar Masters arranca esta quarta-feira (1 de agosto) em Guimarães
Young Guitar Masters arranca esta quarta-feira ...
31 Jul 2018 -
Guimarães acolhe jovens estrelas europeias no IV Festival Internacional de Guitarra
Guimarães acolhe jovens estrelas europeias no ...
11 Jan 2018