







“História de Guimarães está indelevelmente ligada à fundação de Portugal”
O Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, destacou a importância da Batalha de S. Mamede, em Guimarães, na fundação de Portugal.
As comemorações do Dia do Exército encerraram este domingo, 28 de outubro, com a Cerimónia Militar no Campo de S. Mamede, perante a presença de centenas de vimaranenses. “Não havia melhor cidade que esta (Guimarães) para assinalar as comemorações do Dia do Exército”, apontou o Ministro da Defesa, numa alusão específica a D. Afonso Henriques – Patrono do Exército – e à Batalha de S. Mamede. João Gomes Cravinho destacou um “significado profundo” e vincou que a “história de Guimarães está indelevelmente ligada à Fundação de Portugal”.
O Ministro da Defesa presidiu à Cerimónia Militar que contou com a presença do Chefe de Estado Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, a Secretária de Estado da Defesa, Ana Santos Pinto, e ainda o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, entre outras entidades.
No primeiro discurso oficial do Chefe de Estado Maior do Exército, o General Nunes da Fonseca também destacou o papel de Guimarães nestas celebrações. “A comemoração do Dia do Exército na Cidade Berço é simbolicamente justificada. Primeiramente, por nos encontrarmos na mais plausível terra de nascimento de D. Afonso Henriques, o Patrono do Exército”, salientou. “Em segundo lugar, pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada neste mesmo lugar, em 24 de junho de 1128, teve para a formação da Portugalidade”, adiantou ainda o Chefe de Estado Maior do Exército.
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, considera que “Guimarães é reconhecida globalmente como a cidade onde nasceu Portugal, com teses defendidas por diversos historiadores, e a fundação do país merece ser assinalada anualmente e com orgulho por todos os portugueses”. Nesse contexto, reafirmou que a Câmara Municipal “está disponível para acolher as iniciativas do Dia do Exército no futuro” e reafirma a intenção de ver reconhecida a data de 24 de junho de 1128 como a “data da fundação de Portugal e que merece ser feriado nacional”, resultante da Batalha de S. Mamede.
O desfile militar foi o ponto alto das comemorações do Dia do Exército, através da demonstração da função do Exército, assente na sua história, presente e também na projeção do futuro.
O Chefe de Estado Maior do Exército deixou uma palavra de apreço a Guimarães, dirigindo-se a Domingos Bragança no seu discurso, culminando uma semana repleta de iniciativas e eventos. “A fiabilidade e a disponibilidade que vossa excelência demonstrou para esta iniciativa, desde a primeira hora, aliadas às excelentes relações de proximidade entre os seus Munícipes e os militares do Exército, foram catalisadores para a conceção, materialização e êxito de inúmeros eventos comuns associados à efeméride”, referiu o General José Nunes da Fonseca.
Notícias relacionadas
-
Historiador defende nascimento do Exército em Guimarães a 24 de junho de 1128
Historiador defende nascimento do Exército em ...
02 Nov 2018 -
Vimaranenses estão imbuídos nas comemorações do Exército Português
Vimaranenses estão imbuídos nas comemorações ...
27 Out 2018 -
Trânsito condicionado de 25 a 28 de outubro devido às iniciativas do Dia do Exército
Trânsito condicionado de 25 a 28 de outubro ...
23 Out 2018