




Vimaranenses estão imbuídos nas comemorações do Exército Português
Domingos Bragança reforça que o dia da Batalha de S. Mamede - 24 de junho de 1128 - deve ser reconhecido como a data da fundação de Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou o papel do Exército Português através das demonstrações e as atividades patentes nos Jardins do Castelo e Paço dos Duques. Ao longo da última semana a Cidade Berço acolheu as iniciativas no âmbito das comemorações do Dia do Exército, que terminam este domingo, 28 de outubro, com a Cerimónia Militar, no Campo de S. Mamede (12h00).
O Chefe Maior do Exército Português, General Nunes da Fonseca, já está em Guimarães onde foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal e prosseguiu com uma visita às diversas exposições do Exército. “Gostava que os vimaranenses viessem ver as competências e as capacidades do Exército Português aqui demonstradas, em Guimarães. É possível visitar este Hospital de Campanha, considerado um dos melhores do mundo, preparado para situações de guerra e também para proteção civil. É ainda possível verificar as competências na área digital, os equipamentos, o armamento e até a área da gastronomia desenvolvidas pelo nosso Exército e que presta o serviço à população”, salientou o Presidente da Câmara de Guimarães.
Domingos Bragança vincou o propósito de ver reconhecido a data de 24 de junho, referente à Batalha de S. Mamede de 1128, como a fundação do país. “Guimarães tem o D. Afonso Henriques em comum com o Exército, o primeiro Rei de Portugal e também o Patrono do Exército Português. Tenho dito que o primeiro Exército Português foi constituído na Batalha de S. Mamede e, neste contexto histórico de Portugal, Guimarães afirma-se cada vez mais como Cidade Fundadora e deveria ser reconhecida a componente simbólica nacional do Primeiro Dia de Portugal (24 de junho) assinalado como feriado nacional”. Esta é uma mensagem que, segundo Domingos Bragança, será reforçada ao Presidente da República e ao Governo.
Após o contacto com o Chefe de Estado Maior do Exército, o Presidente da Câmara deu conta dos sinais positivos transmitidos em relação a Guimarães. “O Exército, na pessoa do General Nunes da Fonseca, expressou que o ambiente que se vive em Guimarães tem sido fantástico, onde a comunidade vimaranense tem sido imbuída nestas comemorações. Na sexta-feira a comunidade Educativa participou nas atividades complementares, temos ainda as consultas no Hospital de Campanha em articulação como Hospital de Guimarães e até mesmo o concerto da Orquestra Ligeira do Exército que decorreu no Largo do Toural contou com muitos vimaranenses”, referiu Domingos Bragança.
No âmbito das atividades deste sábado, o Presidente da autarquia vimaranense mostrou-se “sentido” na homenagem aos antigos combatentes do Exército, destacando o “orgulho” que todos os portugueses devem sentir no seu Exército.
As comemorações do Dia do Exército encerram este domingo, 28 de outubro, com a Cerimónia Militar no Campo de S. Mamede, às 12h00, com a presença do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Chefe de Estado Maior do Exército, do General José Nunes da Fonseca, e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
Notícias relacionadas
-
Historiador defende nascimento do Exército em Guimarães a 24 de junho de 1128
Historiador defende nascimento do Exército em ...
02 Nov 2018 -
“História de Guimarães está indelevelmente ligada à fundação de Portugal”
“História de Guimarães está indelevelmente ...
28 Out 2018 -
Trânsito condicionado de 25 a 28 de outubro devido às iniciativas do Dia do Exército
Trânsito condicionado de 25 a 28 de outubro ...
23 Out 2018