

Semana da Dança em Guimarães
‘Romeu & Julieta’ - ‘SÓS’ - ‘Reencontro’
O Paço do Duques de Bragança, o Museu de Alberto Sampaio, o Centro Internacional das Artes José Guimarães e o Centro Cultural Vila Flor, mas também a via pública, praças e lugares de Guimarães vão ser palco para as melhores propostas no que toca à dança contemporânea. É a Semana da Dança, que já a partir desta quarta-feira, 6 de abril, e até 16 de abril nos traz a dança para o meio das pessoas, para a rua, a comunicar com quem passa.
Promovida pela Associação de Dança de Guimarães, com direção artística de Rui Donas e conceito artístico do Quorum Ballet & Daniel Cardoso, a Semana da Dança traz-nos, entre outros, os espetáculos ‘Romeu & Julieta’, pelo Quorum Ballet, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, mas também ‘SÓS’ que o Quorum Ballet havia concebido para televisão aquando dos primeiros meses da pandemia e foi estreado na RTP em 2020, ou até é o ‘Reencontro’ de Rafaela Salvador e Ricardo Machado, num workshop que nos remete para os primeiros passos da Semana da Dança e projetou alguns dos seus nomes para outras latitudes e dimensões.
A par destes espetáculos, o Quorum Ballet também vai promover uma residência artística com os elementos que integram a companhia mais os bailarinos que responderam ao Open Call da Semana da Dança, que mais uma vez promete trazer um outro movimento e colorido a Guimarães, como cidade da criação.
Recorde-se que a Semana da Dança foi um projeto pioneiro no Norte do país, que se realizou entre 1994 e 2006 em Guimarães e por onde passaram nomes de reconhecida qualidade artística e competência pedagógica.
Workshops, mesas-redondas, partilhas, conversas, audições e espetáculos permitem que a Semana da Dança regresse a Guimarães para a fluição artística descomprometida e sem complexos, com profissionais, com jovens bailarinos, partilhando conhecimentos e novos desafios.
De 6 a 16 de abril, a Semana da Dança vale bem a pena a vossa presença e acompanhamento