
EDP Running Wonders Guimarães – “Corrida dos Conquistadores” é no dia 24 de junho
No Paço dos Duques de Bragança, teve lugar, na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, a Conferência de Imprensa de apresentação de mais uma edição da Meia Maratona que percorre o Património Mundial de Guimarães. Os atletas Dulce Félix e Ricardo Ribas serão os padrinhos da prova.
Na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, decorreu, no Paço dos Duques de Bragança, a apresentação pública da 6ª edição da Meia Maratona EDP Running Wonders Guimarães, um evento coorganizado pelo Município de Guimarães e Globasport, que conta com o apoio da EDP. Iniciada na cidade de Guimarães em 2013, a prova tem vindo a ganhar dimensão nacional e internacional, a exemplo das restantes provas congéneres que fazem parte do calendário das Meias Maratonas do Património Mundial.
Ricardo Costa, Vereador do Desporto, referiu ser para Guimarães um orgulho receber uma prova com o prestígio da EDP Running Wonders, destacando o facto de estarem envolvidas mais de 100 pessoas na organização, mais de 200 voluntários e um número de inscrições alto. “Aliar a maratona a um Centro Histórico como o de Guimarães é um momento especial”, frisou. O vereador fez questão de evidenciar o caráter solidário do evento, fruto de uma preocupação com uma sociedade mais inclusiva. “Em Guimarães, cidade que foi Capital Europeia da Cultura, Cidade Europeia de Desporto e que é Património Mundial, receberemos a meia maratona de braços abertos”, concluiu.
Paulo Costa, da Globalsport, salientou que este é um “projeto de turismo ativo” que escolheu Guimarães pela sua vivacidade e pelo seu exemplar património classificado. “A Corrida dos Conquistadores tem uma simbologia muito própria, pois só em Guimarães é possível ter como pano de fundo, na partida da prova, o Castelo que esteve na origem da fundação de Portugal. Este é o quarto ano consecutivo que a prova será transmitida em direto pelo canal de maior audiência em Portugal, a TVI”, salientou, agradecendo a toda a equipa da Câmara Municipal, aos vimaranenses e suas coletividades, em especial à Cercigui, por todo o apoio que a prova tem recebido. Paulo Costa deixou também um agradecimento a Dulce Félix e Ricardo Ribas, atletas que apadrinham a competição. O responsável da Globalsport disse esperar um recorde de inscrições este ano, com um número a rondar as sete mil.
Para os padrinhos da prova, Dulce Félix e Ricardo Ribas, participar na “Corrida dos Conquistadores” é um orgulho.
A apresentação pública terminou com a entrega simbólica de um cheque de 7.000€ à Cercigui, fruto da receita da edição de 2017.