Presidente da Câmara de Guimarães homenageia Campeões do Mundo Sub-17 do Vitória Sport Clube
Os atletas vitorianos Martim Guedes "Zeega" e Santiago Verdi, recém-consagrados Campeões do Mundo Sub-17 no Qatar, ao serviço da Seleção Nacional, foram homenageados pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, numa cerimónia realizada ao final da tarde desta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A sessão de tributo contou com a presença dos atletas e familiares, do vereador do Desporto, Alberto Martins, e do vice-presidente e administrador da SAD do Vitória Sport Clube, José Eduardo Viamonte.
Na sua intervenção, Ricardo Araújo destacou "a enorme alegria e o orgulho profundo, que toca o coração de todos os vimaranenses", poder homenagear e receber dois jovens atletas que, além do talento desportivo, representam "a determinação, a coragem e a fibra dos que ousam conquistar o impossível". O autarca sublinhou que Martim Guedes e Santiago Verdi personificam "o espírito daqueles que não desistem, que lutam, que acreditam, que é o verdadeiro espírito de Guimarães e do Vitória Sport Clube", elevando o nome do concelho e do país a nível mundial.
O presidente da Câmara de Guimarães felicitou ambos pelo "extraordinário desempenho" que culminou na conquista do título mundial em Doha, sublinhando que este feito resulta de "anos de trabalho, disciplina, sacrifício e maturidade". Ricardo Araújo destacou, ainda, o percurso académico exemplar dos dois atletas, fazendo igualmente questão de enaltecer o papel determinante das famílias, dos colegas de equipa, do Vitória Sport Clube, dos treinadores e dos professores, lembrando que "nenhuma grande conquista se alcança sozinho".
Depois da intervenção do presidente do Município, os jovens campeões tomaram a palavra.
Martim Guedes "Zeega" foi o primeiro a intervir e deixou uma mensagem de gratidão e ambição. "Quero agradecer à Câmara de Guimarães por esta homenagem e a todos que estão aqui presentes. Agradeço a todos os que trabalham comigo e me dão conselhos. Isto é só o começo, vamos continuar a trabalhar para, no futuro, se possível, sermos mais vezes homenageados." O jovem atleta reforçou que o apoio emocional e formativo que recebeu foi determinante para atingir o título mundial.
Seguiu-se Santiago Verdi, igualmente grato pelo reconhecimento público. "Um agradecimento especial à Câmara de Guimarães por nos ter homenageado, à minha família, que nunca me falha, e um agradecimento muito grande ao Vitória pelo acompanhamento que me tem feito ao longo da minha vida. Vamos trabalhar para muitas mais conquistas e ambos ambicionamos jogar, um dia, no D. Afonso Henriques. Estou muito feliz e orgulhoso por representar este clube e esta cidade."
A cerimónia ficou marcada por um gesto simbólico do presidente Ricardo Araújo, que ofereceu aos atletas a obra "Desporto em Guimarães – Dos primórdios à atualidade" e uma estátua personalizada de D. Afonso Henriques, reforçando o elo histórico entre a identidade vimaranense e a excelência desportiva que Martim e Santiago agora também representam.
A homenagem encerrou num ambiente de forte emoção e orgulho coletivo, com o Ricardo Araújo a concluir: "Martim e Santiago, obrigado por elevarem Guimarães. Obrigado por honrarem o Vitória. Obrigado por inspirarem Portugal. Hoje, e para sempre, Guimarães orgulha-se de vocês."
